Está lançada a Dinapec 2018

14 Feb 2018

O evento ocorre nos dias 7, 8 e 9 de março na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS

Com a presença do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e outras lideranças políticas e rurais do estado foi lançada  nesta quarta-feira, 7, na sede da – Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) a 13ª Edição da Dinâmica Agropecuária (Dinapec) realizada anualmente pela Embrapa e pelo Sistema Famasul. O evento iniciou às 9 horas com a fala do anfitrião, Mauricio Saito, presidente da entidade que destacou a importância do evento, principalmente para os produtores rurais que usufruem das tecnologias produzidas pela pesquisa resultando ganhos em produtividade vindos a refletir em números para o estado de MS e o Brasil. “A Dinapec é difusão de conhecimento e o tema deste ano, Agropecuária de Baixo Carbono, é relevante e está baseado em sustentabilidade”, acrescenta Saito. O presidente da famasul anunciou também a inauguração durante a Dinapec, no dia 7 de março, do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, do Senar, instalado na sede da Embrapa em Campo Grande/MS. 

A Dinapec é uma vitrine de tecnologias montada em uma área de 35 hectares. Também conhecida como Feira Agropecuária é voltada para técnicos, produtores e acadêmicos interessados em conhecer as novidades agropecuárias e resultados de pesquisa. Por meio de roteiros tecnológicos e oficinas, o público poderá se informar sobre sistemas integrados de produção agrícola, manejo de pastagens, produção de novilho precoce, produção de grãos em áreas de pastagens, fertilidade do solo, pecuária leiteira, ovinocultura, entre outros trabalhos. A Dinapec acontece durante três dias, 7, 8 e 9 de março a partir das 8 horas até às 16 horas, na sede da Embrapa Gado de Corte que fica na Av. Rádio Maia nº 830.

Governador do Estado e diretor da Embrapa prestigiam lançamento da Dinapec

Quem também prestigiou o lançamento foi Cleber Soares, ex Chefe-Geral da Unidade de Campo Grande, hoje diretor da Embrapa, se mostra orgulhoso com a evolução da Dinapec, afinal foram muitos anos de contribuição para o crescimento do evento não só em termos de apresentação técnica, parcerias como de público. Entre vários destaques ele cita o potencial da empresa em atender a demanda da classe produtora de uma agropecuária sustentável e o apoio dos patrocinadores como do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), que sem esta ajuda e de vários apoiadores a Embrapa não conseguiria expor e disseminar desta forma suas tecnologias. “Nossa expectativa é de ampliarmos as parcerias”, diz o diretor da Embrapa, que destaca também a inauguração do Centro de Excelência em Bovinocultura, fruto de uma parceria entre a Embrapa e o Senar.
O governador Reinaldo Azambuja fechou a fala no lançamento destacando a importância da Dinapec na transferência de tecnologias.  “Os trabalhos da Embrapa para o Brasil e em especial para Mato Grosso do Sul são relevantes. Os resultados são as safras recordes de grãos e de produção de carne”. Ainda, segundo o governador, “a nossa carne que é uma das melhores é fruto do trabalho da Embrapa que apresenta modelos para avançarmos ainda mais na produção e na qualidade”, destaca o governador que cita o aumento da produtividade por meio das tecnologias que trouxe segurança e estabilidade ao setor produtivo.

O lançamento da Dinapec 2018 com o tema Agropecuária de Baixo Carbono teve por objetivo reunir parceiros e a classe produtiva para divulgar o evento que este ano apresentará a segunda edição da Dinapec Kids, 11 roteiros, 15 oficinas e a realização de painéis de debate enfocando o tema Agropecuária de Baixo Carbono. O Chefe-Geral da Unidade, Ronney Mamede anunciou, ainda, que no dia 7 de março, será inaugurado o Centro de Excelência em Bovinocultura do Senar, no dia 8, o Dia da Mulher do Agro, em alusão ao Dia Internacional da Mulher com uma programação envolvendo a troca de experiências entre pesquisadoras da Embrapa e produtoras rurais e, no dia 9, outra programação especial para o jovem do Agro a ser conduzida pela liderança da Famasul Jovem. A programação completa pode ser conhecida no endereço: www.dinapec.com

Apoio e patrocinadores da Dinapec: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS),  Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede ILPF, Geneplus, Tramasul, Coimma, Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), Sistema Brasileiro do Agronegócio, Agrobrasil TV e DBO.

O patrocínio é da Unipasto, Banco do Brasil e do BNDES. A realização é da Embrapa e do Sistema Famasul.

Fonte: Embrapa Gado de Corte