01 Sep 2017

O Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária ficou estável no segundo trimestre de 2017 em relação aos primeiros três meses do ano. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (1/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao ano passado, o campo mantém um forte ritmo de crescimento, baseado, principalmente, na recuperação da produtividade da safra agrícola. Em comparação com o segundo trimestre de 2016, a agropecuária cresceu 14,9%. E no acumulado dos últimos quatro trimestres, o setor apresentou crescimento de 6,2%.

“Este resultado (14,9%) pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade. Com exceção do café, que apresentou queda de 7% na estimativa de produção anual, as demais culturas apontaram crescimento e ganho de produtividade: milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%)”, diz o instituto.

Resultados

Considerando todos os setores analisados pelo IBGE, o Produto Interno Bruto do Brasil cresceu apenas 0,2% na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano. Do lado da oferta, apenas os serviços cresceram, 0,6%. A indústria teve retração de 0,7% e a Formação Bruta de Capital Fixo, parâmetro para medir investimentos do setor produtivo, caiu 0,7%.

Do lado da demanda, o consumo das famílias aumentou 1,4% do primeiro para o segundo trimestre. Na mesma comparação, o consumo do governo caiu 0,9%.

Em relação ao segundo trimestre do ano passado, a agropecuária foi a exceção. A indústria teve retração de 2,1%, os serviços caíram 0,3% e a Formação Bruta de Capital Fixo teve baixa de 6,5%. De outro lado, o consumo das famílias aumento 0,7% e o do governo diminuiu 2,4%.

No acumulado dos últimos 4 trimestres, a economia brasileira registrou uma retração de 1,4%. A indústria caiu 2,1%, o comércio 1,7% e a Formação Bruta de Capital Fixo 6,1%. As famílias brasileiras consumiram 1,9% menos. E o governo reduziu seu consumo em 1,2%.

“No 1º semestre de 2017, o PIB apresentou variação nula em relação a igual período de 2016, após queda de 2,7% no segundo semestre de 2016. Nesta base de comparação, destaque para o desempenho positivo da Agropecuária (15,0%). Já a Indústria e os Serviços caíram, respectivamente, 1,6% e 1,0%”, diz o IBGE.

Fonte: Globo Rural



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.