Mulheres no Campo: Anna Lúcia Coelho Paiva, da Genética Aditiva

30 Mar 2012

Sobrenome de peso e forte determinação – pontos fortes da personagem escolhida para a Série Mulheres no Campo deste domingo: Anna Lúcia Coelho Paiva, analista de sistemas, produtora rural  e também uma das proprietárias da Genética Aditiva.

Anna Lúcia Coelho Paiva, Dia de Campo, Genética AditivaAnna Lúcia vem de uma família tradicional no Mato Grosso do Sul, filha de Hélio Martins Coelho, médico, conhecido no agronegócio pelo uso da tecnologia na agricultura e na pecuária e como representante da classe.

Atualmente, Anna Lúcia participa do projeto Montana – Composto Tropical, parceiro da Genética Aditiva, que agrega ferramentas importantes de cruzamento industrial com o objetivo de melhoramento genético e produção de touros para cobertura a campo com alta adaptabilidade.

O projeto acontece com animais da fazenda Chimarrão, em Anastácio/MS, onde ela é proprietária. O resultado é um bovino com 80% a mais de retenção de heterose, obtendo o conhecido vigor híbrido dos cruzados, quando comparado às raças sintéticas.

Rural Centro -  Anna, vamos começar a entrevista exatamente com este projeto Montana, como funciona? Qual o objetivo e quais são os benefícios deste projeto?

Anna Lúcia Coelho Paiva - O projeto Montana surgiu da necessidade de se fazer cruzamento industrial de uma forma a manter a  heterose no rebanho em varias gerações, sem precisar descartar animais depois da geração F2 que perdem o vigor do cruzamento. Também com o objetivo de selecionar os animais melhoradores através de avaliação genética feita pelos geneticistas  da USP de Pirassununga. O  resultado que estamos colhendo há alguns anos é uma produção uniforme, femeas férteis  e precoces, tendo a primeira cria a partir dos 24 meses,  bezerros pesados e bem adaptados ao nosso clima. E ainda produzimos touros avaliados com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) que estão entre os mais bem avaliados  da raça.

RC - Você atua em dois setores aparentemente muito diferentes, como consegue conciliar as duas funções e a parte de Analista de Sistemas, através da Financial Informática, de algum modo, beneficia sua atuação como parceira na Genética Aditiva, vice-versa?

Anna Lúcia Coelho Paiva, Geraldo Paiva, FamíliaAC - O trabalho com a tecnologia da informação e a experiência  acumulada na atividade rural me propicia conseguir uma sinergia muito grande na coleta das informações do campo para alimentação dos programas de avaliação genética,  agregando agilidade e confiabilidade nas informações necessárias.

RC - Falamos um pouco da Anna Lúcia da Genética Aditiva, agora vamos falar também da sua outra face profissional: A Anna Lúcia da Financial Informática, como é o seu trabalho na área da tecnologia da informática ?

AC - Minha profissão me “treinou” para sempre analisar os diferentes aspectos de várias atividades econômicas para as quais prestamos serviços, sempre com o enfoque de verificar a situação atual e propor soluções e melhorias nas atividades através de automação de processos ou simplesmente aprimoramento de rotinas.  A Financial Informática atende diversos produtores rurais o que me coloca em contato  com diversas realidades diferentes, trazendo uma bagagem que é muito útil na atividade da Genética Aditiva.

RC -  Com duas profissões, há também espaço para a Anna Lúcia Mulher? Como conciliar a vida pessoal com a vida profissional? 

AC - São muitas as atividades, mãe, esposa, empresária e produtora rural, diariamente temos que estabelecer as prioridades e procurar atender tudo da melhor forma possível. 

RC -  Você é filha do renomado Doutor Hélio Coelho, neta do Laucídio Coelho, ou seja, carrega um sobrenome forte e conhecido no setor. Como você vê a responsabilidade de dar continuidade a esta trajetória?

AC - Vejo com muita seriedade e sei que tenho grande responsabilidade. Faço o máximo que posso para manter e dar continuidade ao trabalho que eles fizeram com tanta eficiência. Tenho muito orgulho de pertencer a esta família.

RC - Como é ter como exemplo o próprio pai, Doutor Hélio Coelho, que foi médico, agropecuarista e empreendedor, ainda representando o agronegócio?

AC - Acredito que um dos grandes fatores do sucesso que meu pai obteve em todos os negócios em que se envolveu foi sempre estar buscando tecnologia e conhecimento, sempre se cercando de pessoas com conhecimentos e sempre fazendo as perguntas corretas, muitas perguntas. Também procuro seguir seu exemplo de transmitir seus conhecimentos e orientar as pessoas para fazerem sempre melhor.

RC - Qual é a dica que você deixa às mulheres, não apenas do MS, mas de todo o país, que desejam entrar no agronegócio, mais especificamente no ramo da genética e da tecnologia?

AC - Acredito que hoje não existe mais limitação para o que as mulheres podem fazer, tendo vontade, independente do sexo, qualquer pessoa pode entrar no negócio que quiser. Como em qualquer outro ramo as pessoas devem agir com profissionalismo, definir seus objetivos e se preparar fazendo um bom plano de negócios.
 

RC - Como você vê a atuação feminina neste setor?

AC - Conheço muitas mulheres que por necessidade, ou mesmo vontade, administram atividades rurais com bastante sucesso.

RC - Quais são os seus planos para 2012?

AC - Continuar produzindo bovinos com qualidade e  buscando o melhoramento da produção em todos os aspectos.

Leilão, Genética Aditiva, Nelores, Anna Lúcia Coelho Paiva Helio Coelho, Anna Lúcia, irmãos e demais familiares Geraldo Paiva, Anna Lúcia Coelho Paiva, Veneza
Anna Lúcia, Fazenda Chimarrão Dia de Campo, Anna Lúcia Coelho Paiva Anna Lúcia Coelho Paiva

 

 

Você tem sugestões para esta série? Escreva no mural da rede temática Mulheres no Campo, na rede social +Rural.

O que é +Rural?

 

Fonte: Ana Brito / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.