Quem sabe responde: melhor capim para cavalos no norte de MG

22 Sep 2011
Nesta quinta-feira a Rede Rural Centro abriu exceção novamente para responder mais uma dúvida de usuário e colocamos em interação direta quem tem dúvidas com quem sabe respondê-las. Segue a pergunta:
Gostaria de saber qual o capim ideal para o norte de Minas, com índice pluviométrico em torno 600 ml anual, e que o pasto para equinos seja de boa palatabilidade.
José Agostinho Praes, de Minas Gerais
A resposta é de Osmair Nogueira, engenheiro agrônomo e gerente nacional de vendas da Germipasto, que já havia respondido a dúvida do "Quem sabe responde: Brachiaria e Panicum são o mesmo capim?". Leia abaixo:
Para regiões com índice pluviométrico de 600 mm/ano, a recomendação para equinos é o capim Andropogon gayanus. Trata-se de uma forrageira pouco exigente em fertilidade do solo, preferindo os bem drenados, vegetando bem nos pobres e ácidos. Adapta-se bem em regiões com 400 a 1.500 mm de chuvas anuais e altitude de 1.000 m.
Em pastejo, deve ser utilizado na altura compreendida entre 0,3 m e 0,7 m. Importante não deixar crescer muito, pois produzirá uma grande quantidade de colmos, não palatáveis, dificultando o consumo das folhas mais baixas pelos animais.
Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder? Envie sua dúvida ou sugestão para jornalismo@ruralcentro.com.br com nome e sua cidade ou deixe nos comentários!
1ª foto em destaque: ACQM
2ª foto em destaque: Agronomia.com.br
Fonte: Rural Centro