5 erros que destroem sua horta: conheça-os e saiba como evitar

15 Dec 2021
Para quem tem uma hortinha em casa, é uma grande satisfação poder colher as frutas, verduras, hortaliças e ervas no quintal. Entretanto, são necessários alguns cuidados para garantir que as plantas não morram.
Ter uma horta em casa transforma a relação com os alimentos, e dessa forma demanda um cuidado a mais para garantir o sucesso da colheita. Através de algumas medidas simples é possível evitar alguns erros comuns das plantações.
1. Quantidade de água
Um dos principais erros é a quantidade de água utilizada nas regas. As pessoas tendem a acreditar que quanto mais água para a planta, melhor. Entretanto não é bem assim. O ideal é que as regas sejam feitas de acordo com a necessidade de cada planta, por isso, se você possui mais de um tipo de planta, não vá regar todas da mesma forma.
Assim, deve ser de preferência utilizando um borrifador ou um regador com baixa vazão para evitar que a terra encharque. A água deve sempre ser em temperatura ambiente, e a grande maioria das plantas só necessitam de água quando o solo começa a secar. Também, deve ter um bom escoamento.
2. A luminosidade
A luz pode causar danos irreversíveis às plantas, levando muitas vezes à morte da mesma. Por esse motivo, acompanhe sempre como cada planta vai reagir ao ser exposta ao sol, e conheça a demanda de luz de cada planta. A luz é a principal responsável pela fotossíntese que é a produção de energia.
Com isso, muitas delas necessitam apenas de meia-sombra, preferindo o sol fraco durante o início da manhã ou fim da tarde, enquanto outras se dão bem com o sol pleno, como no caso do girassol. Em alguns casos, as plantas são tão sensíveis que necessitam ser cultivadas apenas na sombra.
3. Não adubar
Primeiramente, tenha em mente que uma planta ao solo consegue extrair todos os nutrientes necessários para se desenvolver, proveniente de material orgânico de animais, folhas secas, e frutas que caem no local.
Entretanto, quando plantadas estão em um ambiente controlado, como nos vasos, nada disso é encontrado, por isso você deve adubar para garantir que a planta obtenha os nutrientes. A falta disso, leva a uma demora para se desenvolver e crescer.
4. Quantidade de sementes
As sementes necessitam de espaço próprio para se desenvolver e enraizar. Por este motivo, se você utilizar muitas sementes num mesmo buraco, as raízes vão tentar sugar os nutrientes umas das outras, e a planta não irá vingar.
5. Compactar a terra
Por fim, a terra deve ser soltinha e aerada, para que as raízes possam respirar sem dificuldade, além de poder crescer pelos espaços sem problemas, e a água correr livremente.
Fonte: Folha GO