Quem sabe responde: produção de manga fora de época

28 Aug 2013

O usuário Fernando Melo, que não informou sua cidade ou estado, enviou à Rural Centro a seguinte dúvida: “como produzir manga fora de época?”.

A resposta vem da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O site do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura tem uma seção dedicada a responder dúvidas de produtores, incluindo uma parte específica sobre indução da florada, que segue em resumo:

As baixas temperaturas barram o crescimento das mangueiras e isso é essencial para o florescimento. As brotações florais dependem dos dias frios, que ocorrem entre dezembro e fevereiro no hemisfério norte e entre junho e outubro no sul. Os meses variam quanto mais próxima à linha do Equador a propriedade se encontra. De modo geral, temperaturas entre 20°C e 29°C induzem o crescimento da árvores, enquanto as temperaturas menores que 15°C favorecem a brotação de flores.

Para produzir a manga fora da época, que geralmente ocorre ao final do inverno no sul, com o auge da safra entre dezembro e fevereiro, o produtor deve alterar o manejo das árvores. A Embrapa Mandioca e Fruticultura lista uma série de atividades que alteram a safra de manga:

- Poda de ramos terminais da mangueira no começo do mês de outubro;
- Após concluída a poda, irrigar e adubar com nitrogênio. Isso deverá fazer com que a planta force, após 45 dias em média, novas emissões vegetativas;
- Aplicar PBZ (Paclobutrazol, um tipo de inibidor de crescimento) 20 dias após o crescimento dessas novos brotos;
- Depois de 90 dias da aplicação de PBZ, pulverizar na copa das árvores foliares de nitrato de potássio;

Depois de cumprir as etapas anteriores, o produtor rural poderá observar as primeiras brotações florais dentro de um mês. A safra ocorrerá aproximadamente entre 3 e 4 meses depois. Uma dica importante é planejar para que a florada não aconteça em um período chuvoso por conta da ocorrência de doenças como a antracnose.

Cultivo irrigado
Neste sistema de produção, a indução da florada é feita pelo uso do PBZ, nitratos e adubações químicas (macro e micronutrientes). Logo após a colheita, os ramos são podados e é feita a adubação para estimular novamente o crescimento das árvores. Depois das primeiras brotações, o PBZ é aplicado para paralisar o crescimento e, três meses depois, o foliares de nitrato são aplicados.

Cultivo orgânico
Pode ser feito pelo uso do estresse hídrico monitorado, biofertilizantes à base de microrganismos eficazes (EM4 e EM5, que naturalmente habitam solos férteis), adubações orgânicas, através de adubação verde, esterco e rochas trituradas, além de sal marinho e urina de gado. Similar ao processo anterior, somente os produtos utilizados para inverter a safra da fruta é que mudam. Depois da poda, a adubação orgânica é feita. Quando as novas brotações aparecem, é hora de simular o estresse hídrico, parando o fornecimento de água da irrigação gradualmente ou de uma só vez, dependendo do estado nutricional da planta. Uma vez que os novos ramos já estão maduros, realiza-se a pulverização dos microrganismos eficazes em concentração de 10 ml para cada litro de água. Após a florada e durante o processo natural de maturação das mangas, aplica-se adubo para garantir o fornecimento de nutrientes.

Para este sistema de indução floral, a Embrapa recomenda cuidado no uso de urina de gado e sal marinho, que em excesso podem acarretar na fitotoxidade das mangueiras pelo elevado índice de salinidade. A irrigação normal deve voltar a ser utilizada quando as plantas estiverem em florescimento pleno.

Para mais detalhes técnicos sobre indução da florada de manga, acesse o link a seguir:

+ Perguntas e respostas sobre indução floral da mangueira

Você também tem dúvidas sobre agronegócio? Envie sua pergunta para a Rural Centro através do e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br.

Leia mais

Quem Sabe Responde: Praga nas mangas

+ Quem sabe responde: pragas de citros

Quem Sabe Responde: Quando plantar maracujá?

Foto: Reprodução / Mapa

Fonte: Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.