Cooperativas agrícolas e sua importância para os produtores rurais

29 Nov 2021

No ano de 1847 no estado do Paraná, foi fundada a primeira cooperativa do Brasil. Mas este modelo de negócio só conseguiu ganhar força no início da década de 1960, incentivado em Minas Gerais. Naquela época eles tinham como propósito eliminar os intermediários da produção, que eram os estrangeiros, que comercializavam o café brasileiro.

Nos dias atuais, as cooperativas agrícolas estão cada vez mais presentes na sociedade, nela se associam os produtores rurais e pequenos produtores, que juntos formam grupos, que tem como objetivo em comum , conquistar grandes alcances em suas vendas de produtos e compra de insumos, para melhor atender na sua produção, e assim atender o mercado consumidor com excelência.

Dividindo com igualdade todos os lucros e as responsabilidades.

No Brasil, segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o número de cooperativas agrícolas cresceu 4% nos últimos oito anos, um total de 1.613 cooperativas até 2018 com mais de 1 milhão de associados e quase 210 mil pessoas empregadas.

Finalidade das cooperativas agrícolas

Apesar de ter como objetivo o fator econômico, as cooperativas agrícolas têm objetivos diferentes de uma empresa privada, pois elas têm como função aumentar a visibilidade do produtor rural, assim como ajudar o grupo a se manter bem no mercado do agronegócio.

Benefícios ao cooperador

Direitos garantidos - As cooperativas são corporações registradas, sendo assim, todos os trabalhadores na área rural cooperados têm seus direitos como: INSS, décimo terceiro salário, convênios de saúde e educação.

Prestação de serviço - O produtor rural tem acesso a serviços como o beneficiamento de sementes.

Assistência ao produtor - Existem profissionais das cooperativas que podem ajudar os produtores rurais com prestação de seus serviços em suas fazendas, profissionais como os agrônomos, técnicos em manutenção de máquinas agrícolas, entre outros.

Escoamento da produção - No ato em que se vende sua produção para as cooperativas, o produtor não se responsabiliza pelo transporte, armazenamento e a entrega de grãos e sementes, fica assim sob a responsabilidade total da cooperativa.

Insumos mais baratos - Sendo um membro da cooperativa agrícola, as compras de insumos têm muitos descontos, e saem por um valor mais baixo que o valor praticado.

Vantagens

Uma das principais vantagens das cooperativas agrícolas, trata-se do suporte às atividades dos trabalhadores rurais, principalmente para os pequenos produtores, porque para o mercado é mais competitivo e mais desafiador, devido a grande demanda dos grandes produtores rurais.

Unindo-se a uma cooperativa tudo se torna mais fácil, uma vez que, estão em um grupo, o apoio ao pequeno produtor os faz permitir serem influências na economia do país de forma relevante.

As cooperativas têm como princípios a solidariedade, ajuda mútua, participação democrática e responsabilidades divididas com seus membros.

Desvantagens

As desvantagens das cooperativas agrícolas gira em torno de taxas administrativas que são cobradas por serviços de armazenagem da produção e venda de insumos, porém esse meio de cobrança é necessário, poi é desta forma que a cooperativa se sustenta, essas taxas são revertidas em Cotas Capitais para os cooperados, onde tem o intuito aumentar sua participação nas divisões dos lucros

Ao se associar em uma cooperativa, o produtor rural corre alguns riscos, se o negócio fechado em grupo houver perdas dos lucros, todos os membros da cooperativa sentirão no bolso.

Se for parar, para analisar as desvantagens, elas são algo bem irrelevantes comparadas aos benefícios que são dados aos seus cooperados.

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento relata, o cooperativismo é responsável por quase 50% do PIB agrícola do país. Existem diversas cooperativas agrícolas de produtores rurais no Brasil, grande parte delas especializada em somente um tipo de produto.

Podemos observar que o cooperativismo é um negócio em expansão. Ele abrange desde os pequenos aos grandes produtores rurais, e as vantagens de se tornar parte do grupo de uma cooperativa são muitas, e são para todos de uma forma igualitária.

Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.