15 May 2009

Cerca de 3% do total de grãos colhidos são perdidos dentro das unidades de armazenagem, fato que é considerado “normal” entre todos que operam estes equipamentos. Fazendo as contas, isto pode significar uma redução nos lucros na ordem de R$ 215 mil em um total de 150 mil sacas armazenadas.

A perda de grãos dentro de silos e armazéns é causada por mofo, deterioração e germinação dos grãos na camada que fica no topo da pilha de grãos ou nas laterais dos silos. O fato acontece por que os equipamentos de armazenagem são feitos com chapa de aço, produto que sofre aquecimento e esfriamento, conforme está o clima na região. O efeito que o calor provoca é de forte aumento na temperatura interna do silo. Quando a noite vem, a chapa de aço e a massa de grãos esfriam, produzindo vapor que ao tocar na chapa, condensa, formando gotas d´água. Estas ao caírem podem provocar o mofo e outros problemas.

A experiência trazida da área industrial permitiu a Werner Uhlmann criar uma solução de aeração intensificada para as unidades de armazenagem. Depois de pesquisar por vários anos a dinâmica das temperaturas dentro dos silos, ele criou o Cycloar, um exaustor natural que é instalado no teto dos silos ou dos armazéns e que acaba em definitivo com os problemas que o calor interno destas instalações provocam nos grãos.

O Cycloar é construído com dois cilindros estáticos dentro dos quais há uma “turbina” movida pela ação do vento. Como o calor do ambiente costuma subir para a parte mais alta, a ação do vento puxa o ar quente para fora, diminuindo a temperatura interna dos silos e os problemas que ela causa nos grãos. Conforme explica Werner a instalação deste equipamento traz como benefícios a uniformidade na massa de grãos, aeração permanente, inibe a proliferação de pragas e evita a compactação da camada superior dos grãos e traz economia de energia em até 50% pois diminui a necessidade de estar com o equipamento de aeração ligado constantemente“, afirma.

O empresário diz que o produto já foi instalado em 620 clientes e possui no mercado mais de 14 mil equipamentos em operação. Ele acredita que pelo potencial de crescimento dos sistemas de armazenagem que o Brasil tem, pois a demanda é maior que a oferta, o mercado para o Cycloar é bem promissor. “E é uma solução a baixo custo – se paga em até três meses -, que melhora muito a qualidade do produto, e aumenta significativamente os lucros do produtor e de todos que operam com armazenagem”, finaliza. As informações são da assessoria de imprensa da Cycloar.

Fonte: Agrolink



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.