Desafios para incorporar transformação digital na indústria de alimentos e bebidas

26 Jun 2021
Para incorporar a digitalização é necessário identificar as necessidades e objetivos de cada planta. A transformação digital envolve fazer uma mudança cultural dentro das empresas e estabelecer metas comuns para novas tecnologias
No webinar "Definindo o Curso de Fabricação Digital na Indústria de Alimentos e Bebidas", realizado durante a feira de Automation Fair at 2020, especialistas do setor destacaram as áreas que precisam ser abordadas para alcançar uma transformação digital bem sucedida.
Na opinião de Rob Dargie, Engenheiro Eletricista Sênior da Amway, para incorporar a digitalização em empresas de alimentos e bebidas, é primeiro necessário avaliar cada planta. Ao identificar quais dados eles precisam e qual será seu papel, eles serão capazes de definir suas necessidades digitais.
Devido ao processo de avaliação, também é possível conhecer os requisitos da infraestrutura que está prevista para ser digitalizada. Com base nessas informações, o processo de planejamento continua a elaborar a transferência dessas informações para a nuvem ininterruptamente. De acordo com Dargie, o sistema de controle distribuído PlantPax da Rockwell Automation os ajudou a acelerar seu processo de digitalização.
Por outro lado, a segurança entra em jogo dentro da transferência de dados. De acordo com o especialista da Amway, a colaboração entre ele e as áreas de OT é fundamental. Na sua opinião, a área de Tecnologia da Informação tem muita experiência que pode ser oferecida para a área de Tecnologia Operacional.
Na perspectiva de Gopal Elumalai, diretor de Automação de Spray da ADM, incorporar com sucesso a digitalização é necessário primeiro fazer uma mudança cultural dentro das empresas. Ou seja, educar os trabalhadores para entender os benefícios das novas tecnologias e os objetivos que podem alcançar através delas.
Dessa forma, será possível estabelecer objetivos comuns quanto ao uso da digitalização. Segundo o especialista da ADM, esse processo educativo é um desafio que ajuda os funcionários a quebrar a barreira da resistência contra a mudança. Portanto, as empresas que não se sentirem prontas para enfrentar esse processo podem recorrer a especialistas para ajudá-las a fazer esse trabalho.
Gerald Holt, diretor sênior de Automação Global de Energia e Controle do Grupo Bimbo, disse que, além de fazer uma mudança de cultura, também é importante focar no treinamento dos funcionários. "É um desafio para os funcionários mais velhos, temos que investir em operadoras. O treinamento é fundamental", disse ele. Nesse sentido, ele enfatizou que a realidade aumentada e a realidade virtual ajudarão no processo de treinamento e manutenção.
De acordo com o especialista da Bimbo, outro obstáculo que deve ser superado para implementar com sucesso a transformação digital é a atualização da equipe legado. Para isso, é necessário encontrar uma maneira de progredir gradualmente nessas mudanças sem causar atrasos no restante dos processos.
Gerald Holt, comentou que a transformação digital ajudará a resolver vários desafios entre as indústrias. Em sua opinião, a capacidade de obter uma grande quantidade de dados, acompanhada de análises aprofundadas, representa um ponto de virada.
Por outro lado, segundo Gopal Elumalai, a transição para a digitalização também facilita o alcance das metas de responsabilidade ambiental: "A sustentabilidade vem de mãos dadas com a transformação do dígito porque envolve monitoramento que ajuda a saber o que está acontecendo em sua planta".
Fonte: Talita Lima - Sax Comunicação