Dicas e soluções para o pequeno e médio produtor rural

15 Mar 2022

 

Diante de várias pesquisas, é comprovado que um dos setores da economia que tem maior relevância e crescimento no país é o agronegócio.

 

O Brasil é riquíssimo em recursos hídricos, o clima é favorável à agricultura, devido o verão reinar e haver sol na maior parte do ano, e claro, na sua larga extensão de terras. 

 

Saber produzir é tão importante quanto saber atender e vender, e o  pequeno produtor rural é quem cria, planta, pesca e colhe. Ele gera empregos, transformando sua propriedade em uma empresa rural, e dessa forma ajuda a movimentar a economia do país.

 

A importância dos pequenos e médios produtores

Conforme uma pesquisa do governo federal, a agricultura familiar era responsável por cerca de 70% de todos os alimentos que chegavam à mesa dos brasileiros.

Essa informação, demonstra que ao contrário do que a mídia divulga, o agronegócio no Brasil em sua maioria, ainda é composto por pequenos e médios produtores,que plantam e cultivam suas terras pequenas, muitas vezes em empreitadas familiares.

Apesar disso, grande parte dos financiamentos do governo são destinados aos grandes produtores, seja para modernização da lavoura ou para expansão das atividades como um todo.

Dessa forma, é importante que o pequeno produtor adote estratégias que potencializam seus ganhos, como investir em mercados de nicho (produtos para exportação ou orgânicos, por exemplo), nos quais é possível ter um maior lucro ofertando produtos de qualidade em vez de ter ganhos em quantidade.

 

3 dicas para obter sucesso no campo

  1. Entenda e saiba como plantar e comercializar

Na maioria das vezes, o pequeno produtor rural, vem de famílias tradicionais de agricultores, onde suas práticas e costumes de lidar com o campo já são passadas de gerações, dessa forma os agricultores sempre irão produzir os mesmos produtos que irão lhes atender. 

Ainda assim, o produtor rural deve escolher o que plantar, e verificar se o seu cultivo é mesmo importante.

Ele deve ter conhecimentos sobre seu plantio, saber as características do solo e do clima, o lucro que vai gerar, o tempo e o momento do seu plantio, assim como as demandas do mercado. 

  1. Estude e aprimore sua gestão

Estudar e saber sobre o gerenciamento do seu empreendimento é de grande valia,  e para o produtor rural não é diferente.

Embora o produtor não possa influenciar no preço dos seus produtos, ele pode adotar medidas para reduzir os gastos, através do uso da tecnologia, que reduz o tempo e aumenta a produtividade.

Aposte em equipamentos com tecnologias avançadas, onde poderá  implicar na economia de recursos, maior eficiência e menores perdas no campo.

  1. Tenha parceiros estratégicos

 

Buscar parcerias estratégicas, oferece benefícios importantes para impulsionar seus lucros e sua existência no mercado.

 

Para os pequenos e médios produtores ganharem mais força em suas negociações e obterem melhores preços, a melhor estratégia é se associar em cooperativas, assim fica mais acessível para compras de materiais e insumos, e tornam mais seguro para a venda da produção.

 

Para os produtores uma grande oportunidade é investir em consórcios para a compra de suas máquinas agrícolas. 

 

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que se juntam para comprar os equipamentos pagando em diversas parcelas, até o fim do valor estipulado, e no final recebe uma carta de crédito no valor pago integralmente. 

 

Analise as opções de exportação

Para o produtor rural a opção mais fácil é vender seu produto para os consumidores internos da mesma cidade e região, porém abrir um leque de opções e fornecer seu produto para o mercado externo é uma grande oportunidade para trazer grandes benefícios.

Aliás a agricultura do brasileiro é muito bem valorizada no exterior, principalmente na produção de frutas.

Os mercados europeus e norte americano, valorizam o aspecto e qualidade dos produtos e o pequeno produtor tem uma grande vantagem nesse quesito, porque os seus produtos são cultivados com mais cuidado, devido a demanda de plantio não ser tão grande, quanto aos grandes produtores rurais.

Essas são algumas dicas para os pequenos e médios produtores, gostou delas? Agora é só colocar em prática e aplicar ao seu negócio para que obterá sucesso e colherá bons frutos.

Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.