História da Raça: Vaca Holandesa

05 Jul 2012
A Série História da Raça desta quinta-feira aproveita a aproximação de dois importantes eventos (Megaleite 2012 e Encontro da Pecuária Leiteira 2012) para retomar a pecuária de leite como destaque. Desta vez, a equipe de jornalismo da Rural Centro vai falar da Vaca Holandesa.
A raça exige mais cuidados e o custo de produção não é pequeno, ainda assim a alta produtividade é fator compensatório.
Origem | Origem no Brasil | Características |
Entrevista com o especialista | Fotos |
O nome da raça já disse tudo, mas poucos sabem a data e o local exato da origem da vaca holandesa. Informações da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa mostram que a raça, ao que tudo indica, foi domesticada há 2.000 anos nas terras planas e pantanosas da Holanda setentrional e da Frísia (Países Baixos) e também na Frísia Oriental (Alemanha).
Mas essa é apenas uma das variadas hipóteses.
No final do século XIX o gado ainda não estava dividido em raças. Em 1882, foi fundada a Sociedade de Livro Genealógico dos Países Baixos, onde foi registrado o gado negro malhado, o vermelho malhado ou de outras colorações.
Hoje, são muito poucos os animais malhados de vermelho, sendo a quase totalidade formada de gado preto e branco.
Trazida pelos portugueses, a raça holandesa chegou ao Brasil logo no início da descoberta, entre 1530 a 1535, período no qual o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias.
A principal característica é a alta produção, além da quantidade obtida, existem os longos períodos de lactação, além da obtenção de grande volume de gordura e proteína, sendo a raça que mais produz esses componentes por litro de leite (informações do USDA).
Para falar um pouco mais sobre a vaca holandesa, a Rural Centro entrevistou o médico veterinário Pedro Henrique Amancio Afonso, da Fazenda Figueiredo
Rural Centro – Na sua opinião, qual a principal característica da vaca holandesa?
PH - Com certeza, a alta produtividade. É um ponto excepcional, uma vaca, por exemplo, produzir 30 litros de leite ao dia. Com 12% de sólidos, sendo que deste total, entre 3% e 3,5% são de proteínas e o mesmo percentual de gordura. Claro que tudo isso varia de acordo com a alimentação.
Rural Centro – Em relação às outras raças, a vaca holandesa exige cuidados veterinários específicos?
PH - Sim, ela é mais suscetível a doenças e é mais exigente em relação à alimentação. Em média, o custo de produção da vaca holandesa é de R$ 0,80 a R$ 0,90 o litro, mas ainda assim a criação, por causa da qualidade do leite, é viável.
Rural Centro – Quais as dicas o senhor dá para o produtor que quer iniciar com a criação desta raça?
PH – Primeiro o aconselho para que tenha um ambiente adequado para a criação da vaca holandesa.
Segundo, sugiro que escolha um bom gado, com boa sanidade e, principalmente, de qualidade genética.
Esta é uma raça muito dócil e fácil de lidar, tomando os dois pontos acima, tudo fica mais fácil.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
*crédito das fotos: ABCBRH e Fazenda Figueiredo
Gostou da reportagem? Sugira novos temas na rede temática "História das raças", na rede social +Rural.
* O que é +Rural?
Fonte: Ana Brito / Rural Centro