Novo sistema de energia solar traz diversos benefícios para o produtor rural

22 Feb 2021
Energia solar: novo sistema dispensa conexão com a rede elétrica. A tecnologia contém uma bateria de lítio para armazenar energia solar nos períodos em que não há geração de eletricidade.
Em primeiro lugar, a energia solar oferece auxílio aos residentes de zonas rurais a partir da geração de energia pela captação da luz do sol. Desta forma, eles não permanecem dependentes da rede da distribuidora, já que os custos são altos e consomem uma boa parte do investimento de produção.
Além disso, a energia solar também pode servir como solução à necessidade de irrigação a partir do bombeamento de água, que gera preocupação em moradores de zonas rurais.
Utilização da Energia solar fotovoltaica por produtores rurais
Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, algumas como:
- Irrigação de plantações;
- Monitoramento e auxílio no processo produtivo;
- Fonte de energia para cercas elétricas;
- Bombeamento de água;
- Refrigeração.
Além de outras maneiras de utilização da energia solar para zona rural, podemos contar com a economia de energia para aumentar a receita de lucro e investir no agronegócio local e hoje a Renovigi Energia Solar, empresa que desenvolve sistemas fotovoltaicos, está lançando um novo sistema autônomo.
A tecnologia tem uma bateria de lítio para armazenar energia solar nos períodos em que não há geração de luz, fazendo com que o sistema funcione independente da rede elétrica.
O diretor comercial, de marketing e novos negócios da Renovigi, Antônio Carlos Federico, diz que o sistema foi desenvolvido há apenas oito meses e traz diversos benefícios para o produtor rural. “É um sistema totalmente desconectado da rede elétrica, o que é muito bom porque tem propriedades distantes da rede de distribuição”, afirma.
Segundo Federico, são instalados painéis solares no solo ou no telhado da propriedade, que são ligados a um inversor inteligente que transforma e gerencia a energia. “É muito interessante porque, diferente do sistema convencional, você pode usar o sistema solar durante o dia, e a bateria durante a noite”, aponta.
O diretor destaca que a bateria de lítio não requer manutenção. “É uma bateria bem diferente das automotivas, e não há nada muito diferente na instalação. Você só vai precisar cobrir a bateria e o inversor. São pequenos, não aquecem e não geram ruído”, diz.