Período de seca na agricultura

17 Jan 2022
A seca trata-se de um período bem longo sem chuvas ou com chuvas que acontecem em determinadas regiões que são mal distribuídas, causando assim o desequilíbrio hidrológico por toda região.
Em razão disso, este período torna tudo mais desagradavel para o meio ambiente,
com as poucas chuvas os rios e as reservas ficam extremamente abaixo do nível, diminuindo a água ou até mesmo secando, nessa época o ar também fica bastante
seco.
Com isso confira neste texto alguns alertas sobre a seca na agricultura e dicas para saber lidar com elas na sua plantação.
Diferença entre seca e estiagem
Existe uma diferença entre esses dois períodos que são confundidos no meio agro.
A seca corresponde a um período de maior duração, e com rigorosos impactos nos setores da economia e da sociedade.
Na estiagem este período é menos severo para agricultura, ela é representada por
pequenos períodos nos quais a quantidade esperada de chuvas não acontece, tanto devido a uma diminuição do volume quanto a um atraso na chegada das chuvas a determinadas regiões.
Efeitos negativos da seca
1. Redução na produtividade
A queda de produtividade é o primeiro impacto da seca na produção agrícola e Pecuária.
A queda ocorre devido a falta de água para o abastecimento do talhão que é imprescindível para o crescimento das plantas, essa falta reduz a sua disponibilidade, dessa forma elas crescem menos e com menor qualidade.
Exitem casos em que a intensidade da seca são maiores em determinadas regiões, dessa forma há a perda total da produção.
Na pecuária, as consequências com a redução das chuvas afeta o pasto, que não se desenvolve bem, e o alimento para os gados é mais escasso e menos nutritivo, onde também gera uma redução na produtividade de carnes ao longo deste período.
2. Redução da oferta de alimentos e aumento nos preços
A seca afeta a produtividade na agricultura e na pecuária e causa a redução da oferta dos alimentos, ocasionando uma demanda muito grande pelos alimentos com menor disponibilidade no mercado, isso acarreta um aumento significativo nos preços dos alimentos ofertados.
3. Baixo nível de irrigação
Manejos da irrigação são fundamentais para complementar e suprir as necessidades hídricas das culturas. No entanto, a falta da água causada por consequência dos períodos de seca, acarretará num nível de irrigação abaixo do normal, onde afetará diretamente a produtividade das plantações.
Formas de amenizar o período da seca
Armazenagem de água - Para não passar grandes apuros neste período, deve-se investir em locais para o abastecimento de água. Os principais métodos para captar e depositar os recursos hídricos podem ser a utilização de cisternas, barragens subterrâneas e poços artesianos. Nessas situações, deve-se ter realizar manutenções no local para que garanta a qualidade da água armazenada.
Cultura adaptável ao clima - Opte por investir em plantações de espécies que são resistentes aos períodos de seca, faça uma estratégia interessante para tentar contornar essa situação desfavorável, mantendo a sua produtividade mesmo em condições adversas.
Plantio direto - Um solo coberto por resíduos vegetais é mais úmido, uma vez que eles dificultam a troca de água do solo com o ar. Desta maneira o plantio direto é um estratégia poderosa para contornar a seca, desta forma permitindo a manutenção dos níveis de água no solo mesmo que seja em períodos de pouca chuva.
Invista na irrigação - Investir na irrigação é uma boa maneira de contornar o período da seca, pois ela permite o controle da umidade do solo conforme a condição climática da região. Através da irrigação é possível manejar o solo de forma adequada, preenchendo as necessidades hídricas das culturas plantadas.
Conclusão
Sabemos que as condições climáticas do planeta estão cada vez mais previsíveis, as secas estão se tornando cada vez mais duradouras. A água é um recurso natural extremamente importante para a produtividade agrícola, saber amenizar os impactos negativos que este período de seca traz, é de suma importância para o produtor.
Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro