Predilecta Alimentos mantém parceria com mais de 250 micro-produtores rurais

09 Mar 2022
Agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo uma modalidade fundamental no fornecimento de matéria-prima para a indústria alimentícia
O Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 10 milhões de pessoas estão empregadas em um setor fundamental para a nossa economia: a agricultura familiar. Esse número corresponde a 67% da força de trabalho em atividades agropecuárias no Brasil e é formada, entre outros, por pequenos produtores rurais que atuam na produção de milho, trigo, cana, hortaliças e fruticulturas, como goiaba e tomate, produtos fundamentais na economia brasileira e na agricultura, abastecendo o mercado interno das vendas diretas e fornecimento de matéria-prima para as indústrias alimentícias, como na Predilecta Alimentos, a qual possui parceria direta com mais de 250 micro-produtores rurais.
As pequenas produções são fundamentais para a manutenção da alimentação do brasileiro e muitas indústrias incentivam esse formato. No caso da Predilecta Alimentos, marca que disponibiliza uma parceria equilibrada com produtores locais das cinco unidades nacionais (Matão, Guaíra, Araçatuba, Itápolis e Patos de Minas), a empresa possui cerca de 300 parceiros, sendo 250 micro-produtores, responsáveis pela produção de 70% da produção de goiabas.
“Hoje nós temos orgulho de dizer que a maior parte do cultivo de goiaba da Predilecta são de microprodutores e, apenas 30% são de fazendas próprias. Nós valorizamos muito a agricultura familiar por sua importância econômica e social e também porque o trabalho familiar é parte do DNA da nossa história”, destaca Bruno Trevizaneli, Diretor Agrícola da Predilecta.
A parceria ainda se estende com todo o suporte de material, ferramentas, mudas e defensivos necessários, além de apoio técnico e transporte entre colheita e fábrica. Estes suprimentos não apenas auxiliam com o suporte financeiro dos pequenos agricultores, tendo maior faturamento próprio, como também auxilia no controle da empresa em garantir a qualidade da produção, fator que também é orientado através de normativas para atuação e cultivo.
"É muito importante para o agricultor familiar ter o apoio de uma marca grande para ajudar a produzir. A gente ganha experiência e aprende bastante, fora que o produto sai com qualidade superior e com venda garantida. Não precisamos buscar comprador, pois com a Predilecta a gente produz e no dia marcado eles vêm retirar, garantindo o nosso sustento. Graças a isso, a gente tem mais segurança, pode planejar melhor onde investir e ter mais tranquilidade na administração da fazenda", afirma Gustavo Bernardi, um dos pequenos produtores que se beneficiam dessa parceria.
integração com a economia local em todas as praças onde a marca possui unidades de produção é também um dos pilares de trabalho da Predilecta, que defende o desenvolvimento regional através de recursos próprios, auxiliando também no fomento social e educacional, e no reconhecimento desses trabalhadores. “Nós buscamos incentivar o pequeno produtor desde a nossa origem, e sabemos o quanto isso é importante para todos que dependem dessa fonte de renda. Ao mesmo tempo, nosso objetivo sempre foi incentivar e promover o desenvolvimento socioeconômico regional nos locais onde atuamos”, finaliza Bruno.
Fonte: Portal do Agronegócio