Quem Sabe Responde: Spray prata em animais

22 Jan 2013
A Série Quem Sabe Responde desta quarta-feira (23/01) esclarece a seguinte dúvida do leitor Luiz Felipe, de Mato Grosso do Sul: “Tenho um cachorro de seis meses e jogaram produto químico no dorso dele. Estou passando spray prata e preciso saber se este é o melhor remédio neste caso.”
Quem responde à dúvida do usuário é a médica veterinária Larissa Rockenbach.
A veterinária salienta que em acidentes envolvendo ácidos ou fogo o indicado é limpar bem a região afetada com água corrente fria em abundância para retirar todos os resíduos das substâncias – podendo também enfaixar o local afetado apenas para o transporte do animal – e procurar o médico veterinário mais próximo, para seguir um protocolo de tratamento adequado com a situação. Nos casos envolvendo objetos cortantes, caso haja hemorragia local, pode-se fazer uma compressa com pano limpo para estancar o sangue.
De acordo com a veterinária, “o spray prata é um excelente repelente, porém, não há necessidade de passar o produto antes de estabelecer um tratamento.”
O spray prata é um cicatrizante, repelente e serve também como larvicida, sendo utilizado no tratamento de miíases, feridas acidentais, castração, descoma, amputações entre outras situações. O produto é um organofosforado, tendo em sua formulação fósforo e também clorexidina. O produto não pode ser utilizado em gatos, além de ser inflamável e tóxico.
Larissa Rockenbach salienta que a procura pelo médico veterinário deve ser feita o mais rápido possível, porque lesões que rompem a pele – sendo ela uma proteção contra o meio externo – podem desencadear infecções graves, levando a um quadro de septicemia e o animal vir a óbito.
Fonte: Thaiany Regina/Rural Centro