Equipamento de ordenha: saiba como e quando fazer a manutenção
Todos os componentes de borracha do sistema de ordenha se deterioram com o tempo. Superfícies rachadas ou ásperas são impossíveis de serem limpas a contento. Quando deformadas, aumentam as perdas por atrito e podem afetar os níveis de vácuo de ordenha. A consequência é o aumento da contagem bacteriana total (CBT) do leite e dos casos de mastite no rebanho, aumentando também a contagem de células somáticas (CCS).
+ Amplie a figura 1 em destaque: equipamento necessitando de troca
Os insufladores das teteiras devem estar em boas condições, sem sinais de desgastes, como rachaduras e alterações na superfície da boca ou do interior. A deterioração da boca, usualmente, resulta em aumento de entradas de ar e deslizamento de teteiras. A dilatação do corpo das teteiras pode causar aumento de leite residual e, possivelmente, contagem de células somáticas mais altas em quartos afetados subclinicamente.
Um aumento de volume e a distorção dos insufladores é um indicativo de que foram usados por mais tempo do que permitia sua vida útil.
O design das teteiras deve se enquadrar à maioria dos tetos do rebanho. Atenção às seguintes características das teteiras:
1. Ter diâmetro cerca de 1 ou 2mm menor que o diâmetro médio dos tetos após a descida do leite. A teteira deve ser longa o suficiente para colapsar totalmente abaixo do teto. Se o teto penetra muito fundo, as teteiras não são capazes de colapsar e a pulsação é falha. Teteiras novas reduzem problemas de congestão e edema.
a. O tamanho mínimo das teteiras de borracha sintética ou natural deve ser:
i. 130mm para teteiras de até 20mm de diâmetro;
ii. 135mm para diâmetro 21-22mm;
iii. 140mm para teteiras de 23-24mm.
2. Ser projetada para se ajustar às armações dos copos da teteira. O copo não deve torcer o bocal e o insuflador deve estar firme o suficiente para não girar facilmente na armação. O comprimento dessa armação deve ser compatível com o comprimento do insuflador para que ambos sejam conectados sob a tensão correta;
As teteiras têm a menor vida útil dentro do sistema. Geralmente devem ser substituídas a cada 2500 ordenhas:
Período de troca de teteira =______2500______
(a x b/c)
Onde:
a = Nº de vacas ordenhadas por dia
b = nº de ordenhas por dia
c = nº de unidades de ordenha do equipamento
O design e a condição das teteiras têm um grande efeito nas características da ordenha. Se há diferença significativa na ordenha, tanto na velocidade quanto no volume de leite extraído, quando as teteiras são substituídas, é sinal de que foram usadas por tempo demasiado.
Os filtros de ar instalados no equipamento devem ser checados periodicamente para ter certeza de que não estão entupidos ou sujos e devem ser substituídos periodicamente. É recomendável:
- Substituir as partes de borracha como mangueiras curtas e longas do leite a cada 6 meses;
- Limpar o filtro do regulador de vácuo a cada 250 horas ou mensalmente;
- Substituir o filtro de ar a cada 3000 horas ou anualmente.
por Patrícia Maia, médica veterinária – Rehagro