02 Aug 2010

Mais de 3.000 hectares - área superior a 3.500 campos de futebol - estão queimando sem controle na Fazenda Cristalino, em Santana do Araguaia, Sudeste do Pará. A propriedade da Agro Santa Bárbara é vítima, mais uma vez, de incêndios criminosos de grupos invasores presentes na fazenda desde agosto de 2008.

Os focos de incêndio começaram há dias, mas atingiram tamanha proporção que os mais de 90 funcionários da Agro Santa Bárbara envolvidos em sua contenção não conseguem detê-los. O clima quente e seco da região nesta época do ano contribui para o sucesso das ações criminosas dos posseiros.

A estratégia criminosa é sempre a mesma: os invasores derrubam parte da mata, fazem roço ou aproveitam a limpeza de pastos e posteriormente ateiam fogo em vários pontos ao mesmo tempo. A equipe da Fazenda Cristalino está totalmente envolvida na contenção dos focos de incêndio, que atingem inclusive áreas de reserva legal e ameaçam a vizinha Fazenda São Roberto.

Além da dificuldade em controlar o fogo por sua extensão de área, os acampados da Fazenda Cristalino estão atrapalhando o contingente mobilizado pela Agro Santa Bárbara para tentar impedir que o fogo atinja a Fazenda São Roberto. Foram encaminhados ao local 9 tratores, 5 caminhões pipas e tanques.

A seção regional do IBAMA em Conceição do Araguaia já foi avisada e promete enviar uma equipe nesta segunda-feira, dia 02 de agosto. A Agro Santa Bárbara já providenciou boletim de ocorrência na Polícia Civil e está acionando as autoridades competentes, incluindo Ouvidoria Agrária, Delegacia Especial de Crimes Agrários e Vara Agrária, além do IBAMA.

Mais uma vez, a Agro Santa Bárbara repudia esses atos criminosos que afrontam o direito à propriedade a segurança das pessoas e pede a ação urgente das autoridades. A Fazenda Cristalino foi invadida em agosto de 2008 e, no mesmo mês, a Justiça autorizou sua reintegração. Dois anos depois, o Governo do Estado do Pará ainda não cumpriu a ordem judicial.

Fonte: Assessoria de imprensa da Agro Santa Bárbara



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.