Expogrande começa nesta sexta com palestra sobre sustentabilidade

15 Apr 2011

Na manhã desta sexta-feira (15), a Expogrande começou às 8h45 da manhã. O diretor-executivo da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), Marcio Portocarrero, proferiu uma palestra sobre sustentabilidade no agronegócio.

A aula apresentou diversos números da produção agrícola e pecuária do país, incluindo a estimativa da safra dos principais produtos em um futuro próximo. A demanda será cada vez maior por alimentos, enquanto a área plantada por pessoa é cada vez mais limitada. Em 1996, 0,45 hectare era cultivado por pessoa. Em 2050, apenas 0,15 hectare estará disponível.

Em contrapartida, o Brasil é praticamente o único país do mundo que depende exclusivamente de si para ser, de fato, o maior celeiro do mundo. Em conversa, Portocarrero disse que o Brasil perdeu a vergonha de ser considerado um país rural ou caipira e que hoje se orgulha da tecnologia que emprega para aumento da produtividade.

Números apresentados na palestra:

Soja: 45 milhões de hectares plantados hoje / 50 milhões em 2020. Em 2030, o Brasil irá exportar 140% mais de soja. O país é o segundo maior produtor do mundo, atrás dos EUA, e primeiro exportador.

Rebanho bovino: 193 milhões de cabeças hoje em 220 milhões de hectares. A estimativa para curto prazo, cerca de 10 anos, é de 220 milhões de cabeça em 150 milhões de hectares, devolvendo 70 milhões de hectares para a agricultura.

Outras culturas:

Suco, açúcar, café, carne bovina: primeiro em produção e exportação.

Álcool e soja: segundo em produção, primeiro em exportação.

Tabaco: segundo em produção e primeiro em exportação.

Frango: terceiro produtor e primeiro exportador.

Suínos: quarto produtor e quarto exportador.
 

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rede Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.