Produtor de Sucesso: Loja Agropecuária

17 Jun 2011

Durante muitos anos, as lojas virtuais eram vistas com receio tanto pelos consumidores quanto pelos empresários. No entanto, com o passar dos anos – e o aumento da confiança do internauta nas compras online – os sites de e-commerce ganharam seu espaço. Apenas em dezembro, de acordo com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a audiência desses sites foi de 29,7 milhões de pessoas.  A mesma pesquisa aponta que 48% desse público são jovens, de 25 à 44 anos de idade, e 61% pertence a classe AB.

 
Tal abertura de mercado para um público que só tende a crescer chamou a atenção dos empresários do setor. Foi o caso do Grupo Casa da Vaca, que com mais de 35 anos de experiência no mercado agropecuário se preparou em 2010 para entrar no mercado da internet com a inauguração em dezembro do ano passado do site www.lojaagropecuaria.com.br
 
“Nós percebemos que existiam segmentos ligados à tecnologia e à informação que atraiam o produtor dessa nova geração, e resolvemos investir”, esclarece Aderlei José Freire, o diretor presidente do Grupo Casa da Vaca. Atualmente, a loja online ainda não representa uma fonte grande de lucros para a empresa. “Mas esse é um negócio em que a gente enxerga à frente. Eu acredito muito no crescimento desse ambiente”, relata.
 
Histórico
Dos 250 colaboradores espalhados entre as franquias e lojas físicas que trabalham no varejo e no atacado até o investimento no e-commerce, pode até ser difícil de imaginar, mas a empresa dirigida por Aderlei começou como uma pequena empresa familiar, fundada pelo seu pai José Freire, na cidade de Perdões, em Minas Gerais. Mais do que isso; durante os quinze primeiros anos ela contava com apenas uma dezena de funcionários.
 
“Eu trabalhava com meu pai desde os 10 anos de idade”, relata Aderlei. “No começo, fazendo trabalhos operacionais, e conhecendo o negócio. Foi só com 15 ou 16 anos que comecei a pegar responsabilidades”. Foi já sobre o domínio de Aderlei que a Casa da Vaca abriu sua primeira filial, e daí para frente cada passo era uma conquista, sendo a Loja Agropecuária a mais recente.
 
Internet
 
Alcançar um sucesso do negócio em um meio não necessariamente significa que o mesmo se repetirá em outro. Desta forma, antes de apostar suas fichas no e-commerce, um o planejamento cuidadoso foi o primeiro passo para a criação da loja online. Entre as principais dificuldades apontadas por Aderlei, a maior delas certamente é a logística.
 
“Com uma loja tradicional eu consigo delimitar para quais estados eu vou fornecer, e me preparar para isso”, relata o diretor-presidente. “Já com a empresa na internet é preciso estar pronto para atender gente de todo o Brasil”. As vendas do empreendimento eletrônico já foram realizadas para diversos estados do Norte ao Sul do país. Há poucos dias, a loja chegou até mesmo a receber um pedido para entrega em Londres (UK). “Infelizmente não pudemos atender. Ainda não há logística para tanto”, lamenta Aderlei.
 
Para o futuro, o ex-auxiliar administrativo do pai, e hoje diretor-presidente da empresa, tem boas expectativas. “Esse ainda é um mercado pequeno, de nicho, mas que está despertando curiosidade e interesse. A cada dia temos novos pedidos, clientes e cadastros”. E finaliza, “Vai haver uma migração de modelo de consumo, e nós queremos estar lá”.
 
A série "Produtor de Sucesso" é publicada quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, e trata de um caso de sucesso no agronegócio. Tem uma sugestão de fonte? Encaminhe para jornalismo@ruralcentro.com.br ou escreva abaixo nos comentários
 

 

Fonte: Andriolli Costa / Rede Rural Centro



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