10 Feb 2012

“A carne bovina, mesmo com a produção aumentada em 77% entre 1994 e 2011, não supera o consumo e a produção da carne de frango que aumentou 279% no mesmo tempo. Em meio a 2003 e 2011 o consumo de carne bovina cresceu de 8,5 para 9,36 milhões de toneladas, enquanto que a carne de aves, teve um crescimento de 2,69 para 12,92 milhões de toneladas”, dados repassados pelo agrônomo, João Pedro Cuthi Dias, palestrante do Programa Mais Pastagem, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul - Senar/MS.

O palestrante aponta que Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins são os estados mais propícios ao crescimento da produtividade do gado. Expôs também uma relação de troca entre um bezerro comprado no Mato Grosso do Sul e um boi gordo vendido em São Paulo, em que os valores passaram a oscilar entre 1,93 e 2,71 durante o período de junho de 2000 a junho de 2005.

Tratando-se de números mundiais, os Estados Unidos ainda é o país de maior produção de carne, e a União Européia é a segunda potência no ramo, seguida da China. Cerca de 55% das nações que importaram carne  no ano de 2010, foram países em desenvolvimento. ”Países desenvolvidos têm diminuído suas porcentagens na participação do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, enquanto que os países emergentes elevam consumo e produção”, afirmou Dias, antes de citar que de 1960 a 2010, o consumo de carne aumentou quatro vezes. O leite foi o segundo produto que mais creceu em consumo, nesse mesmo período.

Fonte: Assessoria



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.