PIB da Agropecuária cresce 4% e atinge recorde histórico em 2011

06 Mar 2012

Nesta terça-feira, o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatísticas) apresentou o relatório denominado Contas Nacionais Trimestrais e mais uma vez o que grande destaque foi a Agropecuária.

Segundo os técnicos da entidade, no 4º trimestre em relação ao 3º tri de 2011, o crescimento da agropecuária atingiu 0,3%, na série com ajuste sazonal, sendo que as variações por atividade econômica foram: agropecuária, 0,9%; serviços, 0,6% e indústria, -0,5%.

Na comparação do quarto trimestre de 2011 com o quarto trimestre de 2010, o PIB cresceu 1,4%. Dentre as atividades que contribuem para a geração do Valor Adicionado a Preços Básicos, destaca-se o crescimento da Agropecuária (8,4%).

A taxa da agropecuária (8,4%) pode ser explicada pelo aumento da produtividade e pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no trimestre, como por exemplo, fumo (22,0%), mandioca (7,3%), feijão (10,9%) e laranja (2,8%), e pelo crescimento na produtividade, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA.

Segunda apuração da Rural Centro, em valores correntes, o setor registrou R$ 192,7 bilhões ao longo do ano passado, maior resultado visto desde 1995, ano em que a entidade passou a divulgar essas informações, 12,5% acima do total contabilizado em 2010, de 171,2 milhões de reais, como pode ser visto no gráfico abaixo.

IBGE, PIB, Agropecuária, Histórico, Rural Centro

O quarto trimestre apresentou o menor resultado do ano, de 37,4 bilhões de reais, contra 46,6 bilhões reais contabilizados entre julho e setembro de 2011.

O PIB total do Brasil encerrou em 4 trilhões de reais, com a agropecuária apresentando participação de 4,7%.

Saiba Mais

>> Confinar 2012: MS sedia importante evento do setor em junho 

>> Preço do Boi Gordo, Soja, Milho e demais commodities no Mercado Físico Hoje

>>Balanços do Mercado da Soja, Milho e Pecuária de corte produzidos pela Rural Centro

 

*crédito foto: Fazenda Santa Brígida

Fonte: Ana Brito / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.