29 May 2012

O cooperativismo é uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade, o que não difere muito do conceito de sustentabilidade, que é a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

A união de pessoas com o intuito de buscar uma melhor solução para todos, além de ser mais viável e inteligente, é sustentável. O mundo está repleto de exemplos de pessoas organizadas nas mais diversas formas e em todas as atividades econômicas, que produzem mais, ganham mais, distribuem melhor as riquezas e acima de tudo, vivem mais e felizes.

Há mais de 100 anos o cooperativismo já pensa assim e vem mudando o mundo, envolvendo 1 bilhão de pessoas em mais de 90 países.

Por isso, durante a Feira do Empreendedor, de 1 a 3 de junho em Dourados, o sistema OCB/MS dará palestras sobre este assunto e visa instrumentalizar os participantes de elementos básicos necessários para o conhecimento do cooperativismo, como alternativa ao desenvolvimento sustentável, bem como da gestão e participação na cooperativa.

As palestras ocorrerão todas as noites, às 20h30 e são direcionadas a produtores rurais, profissionais liberais, estudantes e professores, além do público da feira. E tratará da globalização da economia e o cooperativismo; a cooperativa como instrumento de desenvolvimento sustentável; os princípios cooperativistas; a importância do trabalho organizado; orientação para constituição de cooperativas; diferenças entre cooperativas, associações, empresa mercantil, fundações, ong`s e oscip`s.

O sistema OCB/MS também terá um estande na feira, apresentando o cooperativismo e interagindo com o público através de jogos e distribuição de brindes.

Fonte: Sistema OCB/MS



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.