Debate sobre monopólio dos frigoríficos: JBS defende-se de acusações

31 May 2012

Na noite desta quarta-feira o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, o presidente da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), José João Bernardes, e o presidente do Grupo JBS, Wesley Batista, participaram de um debate sobre a concentração de abates de frigoríficos bovinos no Brasil. O encontro foi organizado pelo Canal do Boi, um dos canais integrantes do SBA – o Sistema Brasileiro do Agronegócio.

O presidente da Acrissul lançou no último dia 14 o Movimento Nacional Contra o Monopólio dos Frigoríficos, preocupado, principalmente, com a soberania do JBS no mercado. No MS, a indústria é responsável por 37% dos abates, enquanto no MT, são 50% dos bovinos de corte abatidos.

O Marfrig, que também foi convidado para o debate, recusou o convite argumentando que sua participação no mercado não é suficientemente grande para caracterizar-se como monopólio. Em nota, a indústria apresentou os seguintes dados sobre seus abates de bovinos de corte no Brasil:

  Participação no Brasil  Participação do Marfrig
MT 21,4%% 10,8%
MS 16,4%  11,5%
SP 11,4%  8,7%
GO 10,8%  16,6%
RO 9,6%  12,5%
RS 3%  44,4%

 

Navegue nesta página e veja as respostas do JBS para:

Veja o vídeo do debate na íntegra
Sociedade com o BNDES Formação de preço da arroba Fechamento de plantas Exportação de gado em pé
Crescimento do JBS Regulamentação de preços Mercado nos EUA Rendimento de carcaça


BNDES

No início do debate, que foi acompanhado em tempo real pelo Twitter da Rural Centro, o presidente do JBS, Wesley Batista, que também é pecuarista, assumiu sua paixão pela cadeia da carne. Logo ele foi questionado sobre os investimentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em sua indústria. Sobre o assunto, respondeu que sua empresa apenas vendeu uma parte para um investidor que acreditava no segmento.

Para solucionar o problema de forma simples e eficaz, Júlio Brissac, analista de pecuária de corte da Rural Business, pediu: “precisamos deixar o discurso de lado, é preciso legislar”.

voltar ao menu

Formação do preço da arroba

Sobre o preço da arroba, o presidente do JBS foi questionado se realmente algum diretor do JBS tenha dito que o valor tenha que voltar à casa dos R$ 70. Não só neste momento, mas durante toda a noite, Batista deixou claro que “o mercado é soberano, feito de oferta de demanda. Se os produtores acham que somos responsáveis por alta ou baixa no preço da arroba, vamos continuar debatendo por cem anos”. Chico Maia retrucou dizendo que o mercado não está tendo condições de ser soberano e regular preço, visto que sobraram somente Marfrig e JBS de indústrias grandes.

voltar ao menu

Plantas fechadas

Batista negou que tenha comprado plantas em operação para fechá-las e desafiou alguém que achasse algum exemplo. “Não há caso de aquisição e fechamento de plantas frigoríficas”, rebateu. Sobre a ociosidade com que trabalha, que segundo Chico Maia, da Acrissul, é de 25% no MS, Wesley pediu que se tomasse cuidado com o termo. “Hoje estamos operando com capacidade que estamos instalados”, disse. “O fechamento de outras plantas pode ser explicado pela expansão da atividade agrícola, que hoje tem muita competitividade”, contextualizou o presidente do JBS.

voltar ao menu

Exportação de gade em pé

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Rivaldo Machado Borges, questionou Batista sobre a possível taxa para exportação de boi em pé. Batista disse que seria uma medida negativa para a pecuária. O presidente do JBS pediu que Governo Federal do Brasil impedisse que o Governo Venezuelano taxasse a exportação de boi em pé. Além disso, disse que era um grande erro a taxação sobre vendas externas de couro.

voltar ao menu

Crescimento do JBS

Ao iniciar seu discurso na noite de ontem (30), Chico Maia, da Acrissul reafirmou que não era contra o crescimento da indústria, mas que o produtor rural deveria participar mais da geração de riqueza do agronegócio. “Nós torcemos pela riqueza do seu grupo, mas há que se ter consciência pela nossa dificuldade”, explicou Maia. No entanto, o presidente da Acrissul não eximiu os pecuaristas de culpa pelas problemas do setor. Antes de encerrar seu discurso de abertura do debate, Maia complementou: “nós sabemos também que é falta de organização dos produtores”.

Wesley Batista, do JBS, afirmou que a indústria frigorífica não nada de braçada, como pensa grande parte dos produtores. “Se o frigorífico tá ganhando tanto dinheiro, por que tem cooperativa de abates em Ariquemes-RO fechada?", indagou.

voltar ao menu

Regulamentação do preço da carne

“Tem que existir agência de regulamentação de preço para a proteína animal”, pediu Chico Maia. Ele fez coro com o pedido da secretária Tereza Cristina, durante o lançamento do movimento no dia 14 de maio. Eduardo Riedel, presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), perguntou como o JBS poderia atuar na regulamentação de preços mínimos para a carne e Batista e respondeu que a medida seria saudável para a relação indústria-produtor, colocando-se à disposição para investir em ações que aumentassem a demanda interna e externa. “O Brasil vai produzir mais carne nos próximos anos e nós temos que trabalhar para aumentar ainda mais essa demanda”, disponibilizou-se Batista.

O presidente da Acrimat, José João Bernardes, lembrou que a seca prejudicou a estação de monta no ano passado e menos bezerros nasceram. “Mas as vacas que foram para o abate se transformaram em carne”, lembrou Batista.

voltar ao menu

Mercado nos EUA

Batista afirmou que a diminuição do rebanho americano e a alta do preço do milho preocupam o setor industrial do país, mas lembrou que pode ser uma oportunidade para o Brasil, cujo rebanho está em crescimento.

Chico Maia, da Acrissul, disse que a diferença da pecuária de corte do Brasil e dos EUA é que “lá o governo subsidia a produção. No Brasil, a indústria. O mundo é de grandes corporações", lamentou.

voltar ao menu

Rendimento de carcaça

“Por que o boi daqui com 530, 550 kg, dá 51% de rendimento e no Paraguai dá 54%? Tem que ter segurança de rendimento de carcaça”, pediu Chico Maia. O professor Ph.D da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro de Felício, disse pelo Twitter que em Rosário-ARG o novilho tem rendimento médio de 58% e não é permitido tirar o sebo antes da balança. “No Brasil também tem a retirada da sangria”, completou Felício.

Quando questionado sobre o principal entrave entre pecuaristas e frigoríficos, que é o rendimento, Wesley Batista, do JBS, afirmou que o pagamento pelo quilo vivo não seria a saída mais viável. “Estamos aberto para as balanças dos produtores, que muitas associações de pecuaristas usam”, convidou Batista.

Também pelo Twitter, o presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce, Alexandre Raffi, pediu que se criassem critérios nacionais de limpeza de carcaça.

voltar ao menu

Vídeo: debate entre produtores e JBS (Wesley Batista)

Cobertura em tempo real

Para quem quiser ler na íntegra a cobertura do debate em tempo real, acompanhe pelo Twitter da Rural Centro e pela hashtag #debatefrigo, criada pelo perfil do @Beefpoint para seguir as discussões na noite de ontem.

Aproveitamos para agradecer as 50 interações desde a noite de ontem até hoje pela manhã, todas repercutindo o assunto, entre menções, retwittes e respostas.

Sigam a Rural Centro pelo  Twitter, Facebook e +Rural.

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.