Workshop sobre reconhecimento de animais peçonhentos nos canaviais

24 Mar 2015

Dando continuidade ao projeto Cana Conviver, firmado em 2013 entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Ministério do Meio Ambiente, e patrocinado pela FMC, o Instituto Butantan, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizará gratuitamente o curso “Reconhecimento de Animais Peçonhentos”.

O encontro gratuito será realizado no dia 29 de abril, das 9h às 17h, no Museu Biológico do instituto, em São Paulo. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo marciagrodrigues@gmail.com.

Devido às boas práticas agrícolas nos canaviais com a redução do fogo e a manutenção e recomposição de matas, o aparecimento de animais está cada vez mais recorrente nas lavouras, ampliando as possibilidades de conservação da biodiversidade na cana.  Diante disso, após os workshops sobre a convivência com a fauna nessa nova realidade das lavouras de cana, agora os idealizadores do projeto realizam também treinamento sobre os animais peçonhentos, com o objetivo de capacitar os técnicos das usinas para o devido reconhecimento, prevenção e segurança quando atuam no campo.

Temas como “Serpentes peçonhentas: reconhecimento e histórias natural; ação dos venenos ofídicos”, “Serpentes peçonhentas de São Paulo: distribuição geográfica; prevenção de acidentes, primeiros socorros; Conservação”, “Manejo prático de serpentes e uso dos equipamentos adequados”, serão abordados por especialistas do Instituto Butantan durante o encontro, além de uma trilha monitorada com a visualização de serpentes vivas.

A analista ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, destaca a importância dessa ação: “Além de obter conhecimento técnico com especialistas do Instituto Butantan, os participantes poderão identificar os peçonhentos na prática, o que contribuirá para a assimilação do aprendizado e proporcionará a atuação de uma agricultura mais responsável e segura no campo”.

Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, o workshop estimulará um melhor cuidado com os animais. “Ao instruir de forma correta o manejo e a conservação da biodiversidade, gera-se benefícios para todos os envolvidos na cadeia produtiva, da indústria à comunidade que vive no entorno. Além disso, o encontro servirá para que os profissionais do setor sucroenergético possam trocar experiências sobre o trato diário com a fauna local.”

O Projeto Cana Conviver  três eixos de atuação: a capacitação de técnicos das empresas associadas à UNICA por meio de workshops, programados para acontecer em municípios canavieiros estratégicos do Estado de São Paulo; a elaboração de um manual de procedimentos, já distribuído nas usinas e o apoio à construção de um centro para reabilitação de animais, que foi inaugurado em julho de 2014, em Itapira (SP).  Os workshops foram ministrados pela analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues.

Fonte: Unica



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.