Reprodutores Hereford e Braford começam a ser testados a campo hoje

29 Sep 2016

Acontece hoje a primeira pesagem da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford – PAC, edição 2016/2017, nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS).  A atividade é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen) da Embrapa Pecuária Sul, e tem como objetivo comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, identificando animais superiores (em termos de genética) para a produção de carne em sistema de pastejo.

A 13ª edição da prova na raça Hereford e a 22ª da raça Braford contarão com a participação de 34 animais – 16 Touros Hereford e 18 Touros Braford – provenientes de 14 criatórios: Estância de Tamanca; Estância Guatambu; Wolf Genética; Agropecuária Sereno Ltda; Estância São Bento do Verde; Estância Rio Negro; P. A. P. Namur Paixão Suñé; Estância do Bolso; Fazenda Santa Tereza; Agropecuária São Pedro; Estância São Manoel; Estância Silêncio; Cabanha São Fernando e Dona Genoveva.

Os animais permanecerão nos campos experimentais por cerca de oito meses, convivendo nos mesmos ambientes e com a mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos. De acordo com o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, eles serão avaliados na capacidade individual de ganho de peso e no conjunto de características que agem diretamente sobre a eficiência individual dos reprodutores das raças HB.

O coordenador da Prova pela Embrapa Pecuária Sul, Roberto Silveira Collares, informou que os animais estão bem adaptados, em excelente pastagem de azevem. "Dia 22 deste mês realizamos a pesagem de chegada e os animais da raça Hereford alcançaram peso médio de 304,058 quilos. Já os exemplares Braford atingiram peso médio de 288,352 quilos".

O cronograma prevê a segunda pesagem para o dia 27/10/2016. A terceira está prevista para o dia 24/11/2016; a quarta, dia 22/12/2016; a quinta, dia 19/01/2017; a sexta, dia 16/02/2017; e a sétima, para o dia 16/03/2017. Após a última pesagem serão realizados os exames Andrológicos e de Perímetro Escrotal. A Avaliação Morfológica dos animais com os técnicos credenciados pela ABHB virá na sequência, assim como a avaliação de Área de Lombo e Espessura de Gordura Subcutânea. Por fim, a avaliação da Eficiência Alimentar CAR, quando os animais serão suplementados a campo por mais 56 dias, sem custos adicionais aos participantes.

Edição anterior

A 12ª edição da PAC Hereford foi vencida pela Wolf Genética, de Dom Pedrito (RS), com o Touro Tatuagem 5632. Ao final da avaliação, o animal atingiu quase meia tonelada, totalizando 499,667kg, com o ganho médio diário (GMD) de 1,167kg. A prova contou com a participação de 15 touros Hereford, consagrando três animais como elite e quatro como superiores.

Na 21ª edição da raça Braford, quem levou a melhor foi o Touro Tatuagem 4128, propriedade da Fazenda Santa Tereza, Sucessão Dário Silva Azambuja, de Arambaré (RS), fechando a prova com 585,964kg. O vencedor totalizou GMD de 1,185kg e garantiu a classificação de elite, abrindo perspectivas de marketing para o administrador e responsável técnico da Fazenda Santa Tereza, Paulo Azambuja. Participaram da prova 14 touros, resultando em três animais de elite e três superiores. 

Fonte: Tatiana Feldens | ABHB



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.