Caprinocultura: financiamento, assistência e extensão rural

15 Sep 2012
A Fazenda Paraíso da Mantiqueira, localizada no bairro dos Pilões, em Guaratinguetá, é hoje uma referência no desenvolvimento da caprinocultura regional, segundo o engenheiro agrônomo Madison Nogueira, assistente de Planejamento da CATI Regional Guaratinguetá, responsável pelos projetos de financiamento e acompanhamento técnico da propriedade.
O sucesso da criação de cabras leiteiras da raça Saanen, da pecuarista Marília Aparecida Pasin Pereira Rangel, deve-se à responsabilidade e ao comprometimento na utilização do crédito rural Feap, explicou Madison. “Ela aplicou de maneira eficiente no sistema produtivo, estruturação e beneficiamento dos produtos, o que tornou a atividade agropecuária da propriedade, uma cadeia produtiva completa. Marília produz a matéria-prima, coloca os produtos derivados com qualidade, cumpre a legislação do SISP e tem comércio garantido”.
Os doze anos de atividade que também coincidem com o período dos financiamentos foram cheios de altos e baixos, sobretudo, de muita superação durante o caminho trilhado para obter os bons resultados na atividade pouco explorada na região “A persistência no aprendizado técnico de todos os ciclos de produção e na formalização de venda dos produtos processados, a atenção especial no relacionamento com os empregados e suas famílias, os avanços no planejamento global, na organização documental (escrituração zootécnica e financeira) em função das exigências do Feap, participação em cursos de capacitação e eventos relacionados à caprinocultura foram ferramentas utilizadas por Marília, que acabaram beneficiando e revelando outros ganhos na atividade, como a comercialização de reprodutores e matrizes”, destacou Madison.
A pecuarista iniciou na atividade em 1997, quando ganhou uma cabra de presente. Depois de constituir um pequeno rebanho por conta, estabeleceu contato com a associação CapriPaulo na busca de animais de qualidade e com a CATI, porque precisava fazer investimentos. Foram várias conversas e estudos de viabilidade, até que ela obteve os financiamentos pelo Feap, destinados para reforma de capril, aquisição de pasteurizador, de matrizes leiteiras e reprodutores da raça Saanen, reforma da Usina de Beneficiamento de Leite e Massa para Queijo de Cabras e construção de galpão para reprodutores e matrizes, distribuídos durante os anos de desenvolvimento da atividade.
Capacitação e empreendedorismo
Marília, entusiasta da atividade, encara de forma profissional e empreendedora a sua atividade rural. As instalações do Capril “Paraíso da Mantiqueira” são simples, confortáveis do tipo ripado suspenso. Os animais são separados em baias e categorias, o que facilita a alimentação em função da produção de leite. Além dos piquetes de alimentação e exercício, possui várias fontes de alimento volumoso e área de plantio de milho.
O empreendimento, administrado por uma equipe de 14 funcionários é exemplo bem sucedido porque aliou trabalho duro e sério com os conhecimentos da assistência técnica e extensão rural. “Acredito ser um modelo a ser seguido, por ter superado várias dificuldades na produção, no beneficiamento, na comercialização sem perder de foco a manutenção do rebanho com qualidade e a responsabilidade social com as pessoas que trabalham na propriedade e na agroindústria”, finalizou Madison.
Fonte: Cati/SP