Como saber se o bezerro Nelore que eu comprei serve para touro?

22 Oct 2021

Pergunta foi feita por criador do município baiano de Tanque Novo, com a dúvida esclarecida por Ricardo Abreu, zootecnista da ABCZ

“Comprei esse bezerro Nelore de seis meses para usar como touro da raça. […] Vocês indicariam para reprodutor?”, escreveu o criador Joílson Costa, de Tanque Novo, na Bahia, ilustrando sua pergunta com a foto acima em destaque.

 

O produtor dono do bezerro Nelore foi atendido pelo zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

 

TOURO COM LASTRO

Inicialmente, Abreu destacou que “para ser um reprodutor, esse touro tem que ter lastro. Então um bezerro Nelore de seis meses não mostrou se ele é um touro”.

 

Em outras palavras, o especialista explicou de que se trata sua afirmação. “No caso das raças zebuínas, já que o senhor pergunta do Nelore, ele tem que ser registrado PO em definitivo”, resumiu.

 

“Isso quer dizer que nós temos as informações dele com confiabilidade, acuidade dessas informações”, acrescentou.

 

Em seguida, Abreu detalhou o processo para que um candidato se torne touro reprodutor por ser melhorador da raça. “Para ser touro, ele foi vistoriado pelo menos duas vezes por um técnico habilitado pela ABCZ […]: uma no Registro Genealógico de Nascimento, que é feito até a desmama, e após os 15 meses de idade, aproximadamente, quando é feito o registro definitivo de PO”, esclareceu.

 

“Então todas as duas avaliações fenotípicas realmente garantem que esse touro atende o padrão racial Nelore. Além disso, para ser um touro melhorador, ele tem que ter avaliação genética”, completou.

 

PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO GENÉTICA?

Logo depois, o zootecnista contextualizou o cenário. “O que é a avaliação genética? É a predição do valor que ele vai transmitir às suas progênies, aos seus filhos, as características econômicas importantes para a sua seleção”, simplificou.

 

Por fim, Abreu exemplificou como os programas de melhoramento genético atuam nesta função.

 

“Hoje os programas de melhoramento genético do Brasil, como o PMGZ, que é o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, trazem essas informações com excepcional confiabilidade para o senhor utilizar”, assegurou.

 

“Por exemplo, os touros do PMGZ que estão espalhados pelas centrais de inseminação artificial através desta tecnologia. E também pode adquirir e utilizar touros com RGD, touros PO e com avaliação genética no PMGZ, porque isso é garantia de que o senhor estará levando touro de qualidade para utilizar nas suas matrizes e, consequentemente, gerar mais rentabilidade e maior produtividade para o seu rebanho”, concluiu.

 

 

Fonte: Giro do Boi



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.