Curso de Agronomia do MA inova com "Calourada ecológica"

01 Apr 2011
Os novos alunos do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram, nesta sexta-feira (1º), de uma calourada diferente, realizada na Fazenda Escola de São Luís (FESL). Eles plantaram mudas de espécies frutíferas e se comprometeram em cuidar do crescimento das plantas durante os cinco anos em que estiveram estudando na graduação.
Sob a coordenação do professor José Ribamar Gusmão e auxiliados por alunos veteranos, os calouros fizeram a escolha da área, a abertura de covas, o preparo da terra e o plantio de mudas de bacurizinho, bacuripari, ingá, juçara e noni. Cultivadas na própria FESL, segundo o professor, daqui a oito meses, algumas dessas espécies já estarão dando os seus primeiros frutos.
Cleidimar de Oliveira Gomes, uma das calouras mais entusiasmadas com as atividades, disse que não vê a hora disso acontecer. "Gosto muito de plantas. Sinto satisfação em lidar com a terra, com a natureza de um modo geral, por isso escolhi o Curso de Agronomia. E não vejo a hora de olhar essas mudas, que ajudarei a crescer, a transformarem-se em árvores frondosas".
Como parte da programação da calourada ecológica, os estudantes visitaram o viveiro de mudas da FESL, onde várias espécies são produzidas, principalmente frutíferas e ornamentais. Eles ainda conheceram o Sistema de Agricultura Florestal (SAF).
Segundo o professor, a calourada proporcionou um momento de descontração, incentivando os calouros a conhecerem seus colegas, professores, e colaboradores do curso para que os estudantes já comecem o ano letivo entrosados com a instituição e com a realidade da profissão.
Fonte: Governo do Maranhão