História da Raça: Bovino British White

14 Jun 2012
A Série História da Raça desta quinta-feira dá destaque a um bovino ainda desconhecido no mercado brasileiro – o British White, cuja maior característica é a docilidade.
Origem e Chegada ao Brasil | Características | Carne | Entrevista com o zootecnista Clóvis Glaeser | Fotos |
Origem
A raça surgiu na Grã-Bretanha há mais de 800 anos. Os primeiros animais chegaram no Brasil em meados de 2011.
Características
Entre as principais qualidades da raça está a docilidade, facilitando o manejo, com grande eficiência alimentar e rendimento carcaça.
Dados do site British White (traduzidos pela veterinária Marianne Peras) mostram que a raça tem a habilidade da vaca parir seu primeiro bezerro aos 2 anos de idade e depois prover quantidade de leite suficiente para criar esse bezerro sozinha.
O segundo e cada bezerro subsequente deveriam nascer com um intervalo entre partos de 12 meses. Sustentando uma vaca com alimentação durante um ano sem a produção de um bezerro é provavelmente a despesa mais desnecessária na indústria de gado de corte.
Os animais têm “fácil manutenção” e não é incomum para uma vaca de 15 anos de idade apresentar um úbere que se assemelha a uma vaca jovem de 4 anos.
Suas orelhas, olhos, focinho, tetos e cascos de coloração escura reduz ou até elimina os problemas associados a doenças como “pinkeye”, câncer de olhos, úbere ou problemas nos cascos. Podem ser criados em quaisquer condições climáticas adversas e em quaisquer tipos de pastagens.
Carne
A carne dos animais da raça British White é muito magra e saborosa, com uma fina cobertura de gordura na região dorsal e um leve marmoreio.
Segundo o site especializado no animal, alguns lotes confinados alcançaram classificações como carcaças “Prime” ou “Choice”*, enquanto em rendimento de caraça apresentarão um valor próximo a 65%.
*Classificação de carcaça utilizada nos Estados Unidos: as classificações Prime e Choice são as de maior valor.
Entrevista com o zootecnista, Clóvis Glaeser
Rural Centro - Quais as principais vantagens para o produtor na utilização da raça British White em seus cruzamentos?
Clóvis Glaeser - O British White se demonstra um animal precoce, dócil de fácil manejo, com boa conformação de carcaça e qualidade de carne segundo os novos padrões internacionais de avaliação de carcaça, produzirá fêmeas com maior habilidade materna produzindo excelente quantidade de leite ao bezerro, animais com excelente facilidade de parto.
RC - Qual a diferença em relação às demais raças?
CG - Sua diferença entre as demais raças de corte europeias utilizadas para cruzamento se baseia principalmente nas suas características de pelagem e pigmentação da pele onde suas orelhas, olhos, focinho, tetos e cascos de coloração escura reduzem ou ate eliminam os problemas associados a doenças como “pinkeye”, câncer de olhos, úbere ou problemas nos cascos encontrados em animais de raça européias criadas no Brasil.
RC - Existe algum cuidado veterinário ou alimentação diferenciada em relação a outros bovinos?
CG - Não, a Raça apresenta grande grau de rusticidade em comparação a outras raças de origem Europeia, dispensando cuidados adicionais.
RC - Quais são as qualidades predominantes da British White, em sua opinião?
CG - Ótima pigmentação, habilidade materna e características de qualidade de carne e carcaça segundo os novos padrões internacionais de avaliação de carcaça
RC - Qual é a formação básica do rebanho (quantos machos para quantas fêmeas)?
CG - Para formação do rebanho é desejado que se faça uso da Inseminação Artificial que ajudara o produtor a melhorar seu rebanho de maneira correta além de todas as outras vantagens da IA.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fonte: Ana Brito / Rural Centro