Montenegro - RS programa festa para celebrar a bergamota
03 Jul 2013
O município de Montenegro programa, entre os dias 27 e 29 de julho, a 12ª Festa da Bergamota Montenegrina. O evento ocorre na propriedade do produtor João Edwino Derlan, em Campo do Meio, local onde a variedade foi descoberta na década de 40. Serão três dias de atividades com o objetivo de divulgar e valorizar a espécie, que possui expressiva produção no município, com 1.750 hectares plantados. “Para se ter uma ideia, a área total de citros, em Montenegro, é de 2.800 hectares, o que dá uma dimensão da aceitação que a variedade tem entre os produtores” explica a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de Montenegro, Aline Janke.
A Festa é organizada pelos agricultores da comunidade, com o apoio da Prefeitura Municipal, e terá como destaques a exposição e a premiação das melhores frutas. No primeiro dia, os citricultores interessados em participar deverão levar 14 unidades de bergamotas de sua propriedade para a mostra. Uma comissão julgadora, composta por um técnico da Emater/RS-Ascar, por um produtor e por um comerciante, julgará as cinco melhores. A premiação será entregue no terceiro dia do evento. O segundo dia de atividades será o mais festivo, com culto e apresentação de coral, abertura oficial, apresentação de grupo de danças alemãs e reunião dançante.
À Emater/RS-Ascar caberá os eventos técnicos, que serão realizados no dia 29, com destaque para seminário sobre a pinta preta, doença de grande impacto para os produtores. Na ocasião, integrantes da Emater/RS-Ascar, da Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf) e da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) abordarão o tema. Além de apresentar a doença, outros assuntos como métodos de controle químico e alternativos para a pinta preta, serão tratados.
Ainda durante o dia ocorre palestra teórico-prática com técnicos da Emater/RS-Ascar sobre a tecnologia de aplicação de insumos em um pomar. Outro tema abordado será o potencial econômico da bergamota montenegrina, que apresenta bons preços para os agricultores, em palestra realizada por um integrante da Ceasa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3632-1061.
Fonte: Emater / RS