Almôndegas de Carne de Caprinos e de Ovinos é Pauta de programa da Embrapa
20 Oct 2011
As almôndegas, pelotas ou bolinhos de carne, fazem parte da dieta dos brasileiros, sendo muito apreciadas em refeições, lanches e como tira-gosto. São consumidas por indivíduos de qualquer idade, sendo muito macias, saborosas e de fácil confecção. As almôndegas podem ser consumidas após a fritura, podem ser congeladas ou conservadas, fritas, embebidas em gordura de porco e armazenadas em latas fechadas e guardadas ao abrigo da luz. O beneficiamento da carne caprina e ovina se apresenta como alternativa alimentar e comercial para a agricultura familiar e para o agronegócio, uma vez que a matéria-prima é farta em todo o Nordeste do Brasil.
No Prosa Rural desta semana, a Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) apresenta a tecnologia desenvolvida para a fabricação de almôndegas que podem permanecer congeladas por até quatro meses. A assistente de pesquisa Conceição Alves é a convidada do programa. Ela explica que além das almôndegas, é possível produzir linguiça, hamburger, salsicha, salame e até bacon de carne de caprinos e de ovinos.
Entretanto, Conceição ressalta que a qualidade e o sabor das almôndegas dependem da matéria-prima que será utilizada para a sua produção. A assistente de pesquisa chama atenção para os cuidados especiais que garantem a obtenção de uma carne de qualidade, que vão desde o nascimento do animal, o abate até o processamento.
"O animal deve ser castrado e novo, a carcaça deve ter um teor de carne e gordura bem aproveitável para que o pequeno produtor não tenha prejuízos. Além disso, o abate do animal deve ocorrer em instalações adequadas, e após este abate é preciso limpar muito bem a carcaça, evitando-se o contato da carne com a pele", ressalta.
Atenta para essa nova demanda de mercado, a Embrapa Meio-norte lançou um folder que traz instruções sobre a fabricação de almôndegas com a utilização da carne desses animais. A publicação tem o objetivo de orientar produtores de caprinos e ovinos na fabricação de almôndegas, para que se possa agregar valor e obter maior lucro no processo de comercialização da carne. O folder dispõe de recomendações técnicas, como a escolha do animal, cuidados no momento do abate e na preparação da carne. Na publicação, é mostrado passo a passo todo o processo para a produção de 1 kg de almôndegas, desde a moagem da carne até a fritura.
Saiba mais sobre o assunto, ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fonte: Capril Virtual