Produtor de Sucesso: Internet ajudando a pecuária de leite

18 Nov 2011
O mundo digital pode auxiliar o produtor brasileiro. Se a internet for bem utilizada, seguramente colaborará com a produção e levará o negócio a resultados inesperados. Este é o caso do produtor de leite de Indianópolis, Minas Gerais, Fernando Fonseca.
Este personagem do Produtor de Sucesso era produtor de gado de corte quando há mais ou menos 7 anos, passando por dificuldades financeiras, trocou a atividade pelo setor leiteiro.
Primeiro Fonseca fez um financiamento pelo Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - e comprou quatro vacas de leite. Além de outras benfeitorias, também comprou algumas bezerras (filhas de boi nelore com vacas mestiças holandesas).
Com o capital adquirido inicialmente, o produtor resolveu plantar arroz. Porém, a condição climática da época fez com que o empreendimento não desse resultado, complicando ainda mais a situação de Fonseca.
A família dele se uniu à luta e daí passaram para a horticultura.
Com o leite produzido das poucas vacas e com o lucro obtido com a horticultura, Fonseca começou a comprar pintinhos, alcançando a uma produção de 300 cabeças de galinhas poedeiras, fora os frangos que eram comercializados.
Algum tempo depois, Fernando fez um novo financiamento, adquiriu também algumas cabeças de vacas da própria família e comprou mais seis novilhas girolando.
Na tentativa de adquirir mais leite das vacas, o produtor seguiu alguns conselhos de pessoas próximas, um deles consistia em alimentá-las na hora da ordenha.
No início, a medida até funcionou, mas por pouco tempo. Logo os animais voltaram a “esconder” o leite para amamentar os bezerros.
Fernando também começou a aplicar *ocitocina na veia da vaca, auxiliando no aumento da produção do leite, além disso, a vaca começou a parir todo ano um bezerro.
Para solucionar o problema, Fonseca, além da determinação, começou a pesquisar pela internet, tendência cada vez mais observada no agronegócio, e passou a utilizar recursos digitais para o empreendimento rural.
O produtor através de um comercial na TV, pesquisou na internet um **produto homeopático para gado de leite, que ativa o sistema imunológico do animal, promovendo o equilíbrio orgânico, aumentando a produção e melhorando a sanidade da glândula mamária e qualidade do leite.
O resultado com o produto foi muito bom, mas aumentou o custo de produção, então Fonseca passou a utilizar um aditivo alimentar (também utilizando informações da internet) a base de probiótico.
Mas não parou por aí, Fonseca entrou em contato com uma empresa de nutrição animal e a partir de então se tornou um representante em sua cidade.
Hoje, a propriedade de Fonseca duplicou a produtividade das vacas, passando de 12 litros de leite em média por animal para até 35 litros de leite, tendo agora um rebanho de 23 fêmeas que, ao todo, chegam a produzir 340 litros de leite ao dia (considerando que o preço da bebida consegue ser comercializado a R$ 0,84/l naquela região atualmente).
Conselho aos produtores
Com palavras simples, este produtor de sucesso aconselha ao produtor para que atue com força de vontade e que enfrente os problemas diários com muita força.
Que se dediquem a um tipo de produção com mais interesse, uma vez que, no caso dele, teve que abrir mão da avicultura e da horticultura para obter êxito no setor lácteo. É importante o produtor sempre procurar informação de qualidade e planejamento de produção.
A série "Produtor de Sucesso" é publicada todas às sextas-feiras e trata de um caso de sucesso no agronegócio. Tem uma sugestão de fonte? Faça como Fernando e publique sua história da rede +Rural Produtores de Sucesso |
* Quando da aplicação da ocitocina, recomenda-se o período de dois dias de carência para o consumo humano de leite ou carne.
Fonte: Rural Centro