Produtor de Sucesso: Inovação na Apicultura

09 Dec 2011
Um dos principais elementos que leva o produtor a uma trajetória de sucesso é a informação e é justamente este ponto que transformou Adriano Adames no personagem da Série Produtor de Sucesso desta semana.
Adriano poderia ser atualmente mais um dos vários apicultores do Estado do Mato Grosso do Sul a conseguir obter 20 quilos de mel por colmeia, mas com toda a preparação obtida ao longo dos últimos cinco anos em que se dedica exclusivamente ao setor resultou em uma produtividade três vezes maior que a média normal e também fez com que hoje sua propriedade consiga produzir a Abelha Rainha.
Como Adriano conseguiu se destacar? Através de informação de qualidade, dedicação e visão empreendedora.
Hoje, este apicultor sul-mato-grossense consegue obter 70 quilos de mel por colmeia, conseguindo retirar até no máximo 100 quilos do produto. Para isso, ele substitui a abelha Rainha anualmente e não após cinco anos como faz a maioria dos apicultores, evitando assim a queda de produtividade do processo normal de vida da Abelha Rainha, que gradativamente vai reduzindo o vigor de fecundação.
Outra medida que Adriano tomou e que surtiu resultados positivos pode ser chamada de “Antecipação da Primavera”: A primavera inicia efetivamente no dia 15 de julho, quando as flores começam a brotar, após um período longo sem flores.
Quando este período inicia, o efetivo de abelhas está reduzido, uma vez que o inseto passou por um intervalo de recolhimento em que não fez postura. A atividade na colmeia para chegar ao patamar ideal de produção vai demorar mais de 60 dias, até se recompor totalmente.
Diante disso, Adriano iniciou o processo de antecipação do período de flores 60 dias antes de 15 de julho, alimentando as abelhas com néctar e proteína, fazendo com que entendam que a florada iniciou e mantém este processo com ração, fazendo com que ela inicie a postura. Com isso, o apicultor não fica tanto tempo parado.
Outro ponto importante, que demonstra o espírito empreendedor de Adriano é a criação de Abelha Rainha.
Quando as abelhas sentem que a necessidade de uma nova Rainha na colmeia, ela alimenta os filhotes por mais tempo com Geleia Real do que as abelhas que serão operárias, ou seja, ao invés de substituir a Geleia real por mel e pólen depois do terceiro dia de vida, as abelhas continuam com a Geleia até que o órgão sexual se desenvolva.
Então, Adriano para produzir abelhas rainhas e aumentar sua produção, retira toda a cria aberta (filhotes) que tem três dias de vida, confecciona cúpulas de cera do tamanho Real e com uma agulha de enxertia pinga uma gota de Geleia real, retorna esta cria de volta à colmeia, porém, antes retira a Abelha Rainha, sem ela, as outras abelhas entendem que precisam de uma superior e mantém a alimentação com Geleia Real.
Quando está próximo de nascer os filhotes, Adriano os coloca dentro de um bob de cabelo e tampa as extremidades com açúcar de confeiteiro e mel, para as abelhas não escapar e matar as outras.
Após isto, Adriano coloca as recém-rainhas em colmeias pequenas para que elas se desenvolvam plenamente.
DICA AOS APICULTORES
“De tudo o que eu sei nada é novo, tudo já foi escrito e pesquisado há muito tempo, antes de 1900. O apicultor precisa ter interesse em ir atrás dessas informações”, explica Adriano.
O apicultor não pode ter medo em investir em tecnologia e em novos métodos de produção.
A série "Produtor de Sucesso" é publicada todas às sextas-feiras e trata de um caso de sucesso no agronegócio. Tem uma sugestão de fonte? Participe da rede +Rural Produtores de Sucesso |
Fonte: Ana Brito / Rural Centro