História da Raça: Tabapuã

26 Apr 2012
Entre 28 de abril e 10 de maio, o município de Uberaba, interior do Estado de Minas Gerais será sede da Expozebu 2012. Pensando nisso, a equipe de jornalismo da Rural Centro abordará o Tabapuã na Série História da Raça desta quinta-feira.
Origem
Curiosidade
Características
Entrevista com especialista
Fotos
O Tabapuã é um animal de origem brasileira, desenvolvido a partir de 1907, no município Leopoldo de Bulhões, no interior de Goiás, quando um produtor fez o cruzamento entre o mocho nacional e vários reprodutores indianos, levando a produção dos primeiros zebuínos mochos da história.
Informações da ABCT (Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã), dão conta de que já em 1912 esses animais foram cruzados com o Nelore, resultando no conhecido gado baio mocho. E finalmente, em 1940, um produtor paulista, do munícipio de Tabapuã, incluiu o Gir no cruzamento, resultando na nova raça: Tabapuã.
Curiosidade
Depois do Brahman (animal proveniente dos Estados Unidos) e do Indubrasil, o Tabapuã foi a terceira raça neozebuína a ser formada no mundo.
Mas vale destacar que esta foi a primeira fundamentada nos preceitos de rigoroso planejamento zootécnico e também a primeira raça de zebu mocho formada no Brasil.
Após um longo processo de reconhecimento da raça, iniciado na década de 60, apenas em 1981 o Tabapuã ganhou status de raça.
Entre todas as qualidades do Tabapuã, a mais se destaca é a adaptabilidade, podendo ser criado com excelência de Norte a Sul do país. Além disso, existe a precocidade e a boa conformação de corte.
As vacas pesam entre 450 e 650 kg, com recorde de 941 kg; os touros pesam entre 880 e 1.050 kg, com recordes acima de 1.100kg.
Além disso, há um bom aceitamento do Tabapuã no cruzamento com o Nelore.
Carne
Por sua precocidade de abate, a carne desta raça apresenta uma qualidade inquestionável, sendo o Zebu mais precoce existente, além da maciez a carne apresenta um bom acabamento.
Entrevista com Ulisses Elias Moreira, diretor admnistrativo-financeiro da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã
Rural Centro - Qual a principal diferença entre a raça Tabapuã e outros bovinos?
Ulisses Moreira - O Tabapuã é um ZEBU genuinamente brasileiro, totalmente adaptado a todas regiões de nosso país.
Dentro de várias qualidades, podemos citar algumas abaixo :
1 - Docilidade
2 - rusticidade
3 - Habilidade Materna diferenciada (produz mais leite, desmamando seus produtos mais pesados)
4 - Caráter MOCHO (importante na utilização em confinamentos, evitando acidentes e diminuindo área de cocho)
5 - Precocidade no acabamento de carcaça e sexual dos machos e fêmeas
RC - Esta raça exige algum cuidado veterinário específico ou alimentação diferenciada?
Conforme citado acima, o Tabapuã não exige nenhum cuidado especial por ser uma raça desenvolvida no Brasil e adaptada às diversas condições de nosso país.
RC - Qual o rendimento carcaça do Tabapuã?
A Associação realizou alguns testes com a raça cruzada com o Blonde e o resultado foi: Rendimento de carcaça de 58,14%, resultando em 83 quilos de traseiro resfriado sem rabada e 51,5 quilos de dianteiro resfriado.
Já o rendimento de carcaça resfriada atingiu 55%, considerando 62 quilos de traseiro especial (sem costela e fraldinha) e 16 quilos de ponta de agulha, entre os demais cortes. Este rendimento foi obtido de um garrote com peso vivo de 493 quilos.
RC - Qual a dica o senhor pode dar para quem quer começar a criar o Tabapuã?
Hoje o Tabapuã tem criadores/selecionadores em todas as regiões do país.
Através de nossa Associação poderemos encaminhar os interessados em iniciar a criação, prestando todas as orientações e informações necessárias.
A raça conta com vários eventos comerciais (Leilões) em todas as regiões do país e nosso principal evento é realizando durante a EXPOZEBU, através do Leilão ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã), que este ano ocorrerá em Uberaba no dia 05-maio-2012, onde se encontra o que há de melhor da Genética Tabapuã.
RC - Quais são as metas da ABCT para 2012?
O principal desafio e objetivo da ABCT e dos criadores de Tabapuã é a divulgação da Raça.
Hoje como criador e selecionador tenho certeza e convicção de que os pecuaristas que optarem pelo Tabapuã estarão fazendo uma escolha de RESULTADOS.
Por se tratar da Raça mais testada em Provas de Ganho em Peso dentro da ABCZ (Associação dos Criadores de Zebu), sempre com resultados expressivos e diferenciados em relação a outras Raça, e por todos resultados verificados junto aos pecuaristas que já optaram pelo uso de um REPRODUTOR TABAPUÃ não tenho dúvida de suas qualidades e do benefício FINANCEIRO que a raça traz, por isso o desafio nosso realmente se restringe a DIVULGAÇÃO e POPULARIZAÇÃO DA RAÇA.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Gostou da reportagem? Sugira novos temas na rede temática "História das raças", na rede social +Rural.
* O que é +Rural?
Fonte: Ana Brito / Rural Centro