Festival no interior de MT quer preencher o maior saco de pipocas do mundo

25 Mar 2013
O Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, cidade do interior do Mato Grosso localizada a 440 km da capital Cuiabá, buscará em 2013 encher o maior saco de pipocas do mundo. O objetivo é promover a segunda edição do Festival do Milho e Cine Pipoca, evento que ocorrerá paralelamente à feira tecnológica da cidade, a Parecis Superagro 2013.
A primeira vez que uma cidade brasileira tentou o recorde aconteceu em 2003, quando a capital gaúcha, Porto Alegre, entrou para o livro dos recordes por encher um saco de 4,2 metros de altura e volume de 24,92 metros cúbicos com uma tonelada de pipocas feitas com 360 litros de óleo.
Depois, segundo informações levantadas pelo sindicato rural da cidade, uma rede de cinemas de Salt, cidade espanhola da comunidade autônoma da Catalunha, quebrou o recorde gaúcho preenchendo outro saco ainda maior, desta vez com 48 metros cúbicos e 4,2 metros de altura. Em 2009, na capital inglesa, Londres, uma empresa de telecomunicações chamada Orange celebrou seu quinto aniversário com a expansão de uma tonelada de pipocas. Em 2011, por fim, na cidade croata de Osijek, a rede de cinemas Cineplexx, em parceria com um shopping, quebrou novamente o recorde e entrou para o Guiness Book com o preenchimento de uma caixa com 5,37 metros de altura e 9,1 metros quadrados de base, que alojou 52,6 metros cúbicos de pipocas.
A missão da equipe do Festival do Milho e Cine Pipoca de Campo Novo do Parecis neste ano será dura: estourar 60 metros cúbicos de pipoca e encher um saco com cerca de 6 metros de altura e uma base de 11 metros quadrados. O trabalho deverá ser feito por trabalhadoras de entidades filantrópicas, que serão remuneradas pelo serviço. Está estimado o uso de 500 litros de óleo.
O Festival do Milho e Cine Pipoca acontecerá entre os dias 16 e 18 de abril e terá como atração, além da tentativa de se fazer o maior saco de pipocas do mundo, praça de alimentação com produtos derivados do milho, soja, amendoim e girassol. Os visitantes poderão assistir a filmes e comer pipoca à vontade.
Campo Novo do Parecis é a cidade que mais produz milho pipoca no Brasil, plantando aproximadamente 25 mil hectares do cereal em 2012 e sendo responsável por 80% da produção nacional.
+ Leia aqui mais detalhes sobre a tentativa de quebra o recorde
+ Leia o artigo “A reinvenção do milho”, sobre o uso do grão na indústria
+ Milho: Grão é importante aliado da saúde na prevenção de doenças
Fonte: Rural Centro