Expedição percorre 51 cidades para verificar qualidade do leite no Brasil

10 Mar 2011

A Expedição Via Láctea irá passar por 51 cidades de 6 estados brasileiros produtores para promover e discutir as questões ligadas à qualidade do leite.

O leite é o alimento mais completo de que se pode dispor, com grande concentração de cálcio, proteínas, além de vitaminas A, B1, B2 e minerais.

Com essa composição invejável, em comparação com outros alimentos, o leite é completo e favorece uma vida saudável a quem o consome regularmente.

Como 6º maior produtor mundial de leite, o Brasil caminha para o crescimento desse mercado. Porém, um fator que tem impedido o sucesso desse crescimento é a questão da qualidade do produto.

Tendo em vista essa busca por excelência e a preocupação com a qualidade do produto, foi criada e aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em setembro de 2002, a Instrução Normativa nº 51 (IN 51), que determina critérios e regras para a produção, industrialização, transporte, conservação e manuseio. 

A partir de julho de 2011, a norma estabelece parâmetros mais rigorosos com reduções nos limites permitidos de células somáticas e contagem bacteriana total, visando melhorar a qualidade do leite produzido no país.

Em torno dessa discussão, o IBS -- Instituto BioSistêmico -- lança a “Expedição Via Láctea”, com patrocínio do Sebrae Nacional e outras empresas do setor privado, como a Ouro Fino Agronegócio e Weizur Brasil . O objetivo é sensibilizar produtores, técnicos e consumidores sobre a importância da qualidade do leite e os impactos socioeconômicos decorrentes desse fator, além de realizar coletas e análises de leite, visando identificar os pontos críticos (se houver) e demonstrar, junto ao produtor, que é possível a produção de leite de boa qualidade dentro dos novos padrões exigidos a partir de julho.

Com conceito de evento itinerante, a "Expedição Via Láctea" vai passar pelos principais pólos de produção leiteira do país, realizando palestras, diálogo com produtores, visitas a propriedades e análises de qualidade do leite.

Iniciando-se em março de 2011, a Expedição cruzará a rota com dois laboratórios móveis, equipados com tecnologia de ponta para coleta das amostras, o que viabilizará a análise in loco, no momento em que os laboratórios estiverem nas propriedades.

Números do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estados contemplados para receber os eventos são seis: RS, SC, PR, SP, MG e GO. Ao todo, serão 51 cidades percorridas, 510 produtores beneficiados com as análises do leite, somando um total de 5.100 pessoas beneficiadas com os eventos.

A “Expedição Via Láctea”, além de incentivar a produção de leite de qualidade, também visa estimular o consumo do leite como valioso alimento, sensibilizando para importância de se ter um produto com maior qualidade, tanto para o setor industrial, brasileiro e mundial, como para os consumidores finais.

Laboratórios móveis

A “Expedição Via Láctea” será acompanhada pela “Vaca Móvel”. Os produtores que receberam a visita do laboratório móvel puderam testemunhar os resultados positivos e as melhorias de produção alcançadas após a participação no programa em vários estados brasileiros já contemplados.

Para saber mais e saber como participar, acesse o site: www.expedicaovialactea.com.br.
 

Fonte: Divulgação/IBS



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.