10 Oct 2012

A Festa do Boi 2012 apresentará aos produtores da região o projeto Gene Leite – Gene Corte, desenvolvido especificamente para melhoramento genético de bovinos, através da transferência de embriões e fecundação in vitro, em tempo pré-determinado. O projeto leva ao alcance de todos os criadores tecnologias que antes apenas grandes empreendimentos tinham acesso.

Ao longo da semana da Festa do Boi 2012, 25 criadores de gado do estado do Rio Grande do Norte serão atendidos por médicos veterinários do Instituto Biosistêmico de Piracicaba-SP (IBS) – parceiro do Sebrae na criação do projeto. Estima-se que 250 prenhezes serão geradas no estado potiguar até o final do ano.

Na prática

De acordo com o IBS de Piracicaba todo o trabalho começa no campo, durante a madrugada ou ao entardecer. O material genético é retirado do rebanho e segue de avião, do Rio Grande do Norte para laboratórios credenciados no projeto, no interior de São Paulo.

Este processo constitui cinco etapas e tem o objetivo de levar ao produtor os últimos conhecimentos científicos da área, tendo como prioridade melhorar a produção no país. O projeto Gene Leite-Gene Corte é coordenado por uma equipe de seis médicos veterinários do Instituto Biosistêmico em parceria com o Sebrae Rio Grande do Norte.

O IBS já atuou na região levando seus laboratórios móveis, um deles é o “vaca móvel", veículo itinerante montado para levar ao produtor equipamentos como: Ecomilk, PHmêtro e os testes de Dornic e Alizarol. Também coletam-se amostras de leite para análise de CCS (Contagem de Células Somáticas) e CBT (Contagem Bacteriana Total) que são enviadas ao parceiro do IBS - Clínica do Leite (Esalq/Usp).

Os testes identificam a qualidade e a composição nutricional do leite – tudo em tempo real, mostram temperatura, acidez, densidade e outros elementos que podem alterar a qualidade do leite e prejudicar a comercialização. Outro laboratório móvel, o “Rufião Móvel” avalia também em tempo real as condições reprodutivas e sanitárias do rebanho, sexagem do feto e, nos touros, verifica-se a capacidade espermática desses animais.

Histórico

O Brasil é o maior produtor mundial de embriões com 400 mil ao ano, no mundo, se produz uma média de 900 mil embriões. Os dados são do Departamento de Reprodução Animal da USP. O IBS acaba de chegar ao Rio Grande do Norte, mas já atua nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

O projeto Vaca Móvel já percorreu diversos estados e esteve na Exposição Agropecuária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na edição 2012.

Fonte: Rebecca Arruda / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.